segunda-feira, 19 de março de 2012

Tamoios recebe busto de Teixeira e Sousa


Foto: Cesar Remedy
Semana Teixeira e Sousa: novo busto do escritor ficará exposto em Tamoios

Ícone da cultura de Cabo Frio e autor de “O Filho do Pescador”, primeiro romance brasileiro publicado em 1843, Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, que já possui um busto na Praça Porto Rocha, centro da cidade, vai receber nova homenagem, dessa vez na Biblioteca Pública Municipal de Tamoios, 2º Distrito. O novo busto, de madeira, será inaugurado no dia 23 de março, em cerimônia às 15h, em meio às comemorações da Semana Teixeira e Sousa (de 21 a 28 de março).
O busto foi esculpido pelo artista Gilmário Santana, que já expôs a sua arte na Casa de Cultura José de Dome, em Cabo Frio, em agosto de 2011. Duas de suas grandes esculturas ainda se encontram expostas no Corredor Cultural do Charitas.
Já o busto em bronze, localizado na Praça Porto Rocha desde 1992, é de autoria do artista plástico Rudnei Queiroz que será homenageado durante a Semana Teixeira e Sousa.
Gilmário Santana – O artista começou a entalhar quando ainda era criança e não parou mais. Desde Itapetinga, na Bahia, onde nasceu, ele vem espalhando por toda parte o que chama de “Ciência Plástica”.
São de sua autoria dezenas de monumentos e adornos artísticos em praças e espaços públicos, como na Universidade de Belas Artes, onde estudou, em Salvador, e também por todo interior da Bahia, com destaques em Porto Seguro e Ilhéus, no Teatro Castro Alves e na Fundação Cultural do Estado da Bahia. No Distrito Federal suas obras estão por toda parte, entre as quadras comerciais e os palácios da República, fruto dos anos em que expôs na Academia de Tênis de Brasília.
Gilmário tem marcante passagem na produção de cenários para o cinema, com destaque no filme “Casa Grande e Senzala”. Suas centenas de obras estão hoje em poder de colecionadores experientes e apreciadores de seu singular imaginário artístico. (Fonte: Secretaria de Cultura)
  
Viviane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário