sexta-feira, 9 de março de 2012

Saúde de Cabo Frio inaugura serviço de acupuntura


            Mais uma vez a saúde cabofriense sai na frente e inova nos serviços oferecidos aos moradores da cidade. Assim como na implantação do cartão único de saúde – caracterizando Cabo Frio como o primeiro município da região a realizar esta proposta – e a aquisição de novos aparelhos, entre outros, desta vez a novidade fica por conta do serviço de acupuntura. Fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, médicos, entre outros, aumentam a cada dia o número de profissionais que aliam a técnica da medicina tradicional chinesa (MTC) ao tratamento convencional.
           Em Cabo Frio, os atendimentos são realizados no PAM de São Cristóvão às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 17h. O serviço é coordenado pelo professor Dr. Adriano Janã Rosa, que também é Coordenador do Serviço de Acupuntura e da Pós-Graduação da Associação Pestalozzi, em Niterói (RJ). Integra a equipe do município o professor Dr. André Janã Rosa, também da Associação Pestalozzi.
- A proposta é melhorar a qualidade de vida da população de Cabo Frio usando a técnica da acupuntura para promover equilíbrio e diminuição de dores – explicou Adriano.
De acordo com o coordenador, a marcação de horários pode ser feita diretamente no ambulatório de acupuntura, com os responsáveis pelo setor.
- Os pacientes serão atendidos através de encaminhamento médico e o cadastramento feito aqui mesmo no ambulatório – orientou André, acrescentando que antes de iniciar o tratamento o paciente passa por uma avaliação com os acupunturistas.
Desde o início da década de 70, a eficácia da acupuntura vem sendo objeto de estudos em todo o mundo, sendo inclusive tema de tese de doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, a técnica vem ganhando força no sistema público de saúde.


Nicia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário