terça-feira, 20 de março de 2012

Em Cabo Frio, Semana Teixeira e Sousa terá oficinas e Livros


Semana Teixeira e Sousa: Praça Porto Rocha terá oficinas
e tenda literária


O grande homenageado da Semana Teixeira e Sousa – evento que começa nesta quarta-feira, 21, e segue até o dia 28 de março, em Cabo Frio - dedicou boa parte de sua vida à literatura e escreveu o primeiro romance brasileiro, “O Filho do Pescador”. Em função das comemorações pelo bicentenário de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, escritores, poetas e artistas em geral terão o espaço mais popular da cidade, a Praça Porto Rocha, para falar sobre livros lançados e apresentar peças e canções que fazem parte da cultura da cidade. Os encontros acontecerão sempre a partir das 10h e das 14h, durante a Semana.
A programação na Praça tem início com a abertura da Semana, na quarta-feira, 21, às 10h. Na ocasião, autoridades locais declararão aberta a 22ª edição da Semana Teixeira e Sousa e a Banda Musical Santa Helena se apresenta para o público. No mesmo horário tem início a Gincana de Pintura que terá como tema a obra do escritor cabofriense (o regulamento e tudo mais sobre a Gincana podem ser conferidos no site da Prefeitura de Cabo Frio: www.cabofrio.rj.gov.br).
Na quinta-feira acontece a primeira Oficina Literária com o poeta Maurício Cardozo. Na ocasião, Maurício recitará poesias. O poeta retorna para a Tenda Literária às 14h para falar sobre seu livro em forma de latinha, o “Poesia na Lata – Volume 2”. Ao lado dele, Evangelos Pagalidis fala sobre o texto que escreveu sobre Antônio de Gastão (“Memória de uma Vida Iluminada: a Vida e a Arte de Antônio de Gastão) para o Anuário 2011 - Publicação da Secretaria de Cultura de Cabo Frio.
A sexta-feira será dedicada à contação de histórias na Oficina Literária, a partir das 10h. Regina Figueiredo falará sobre a vida e obra de Teixeira e Sousa. A Cia. Curare também apresentará um espetáculo com textos de Adélia Prado e Garcia Lorca. A Tenda Literária, às 14h, contará com a presença do professor de História da Universidade Veiga de Almeida, Luis Guilherme Scaldaferri, que falará sobre o seu livro “Os índios na história da Aldeia de São Pedro de Cabo Frio – séculos XVII – XIX”, escrito em parceria com o historiador Janderson Bax Carneiro.
No sábado, dia 24, acontece a Oficina Literária com Paulo Orlando, Rafael Peçanha e Lindberg Brito, às 10h. Paulo Orlando, que no ano passado lançou o livro “Versos Concisos”, atuou como radialista, como professor, é servidor público e fundador da ASTROCAF – Associação de Astronomia de Cabo Frio. Já Rafael Peçanha é Graduado em História pela Universidade Veiga de Almeida, especialista em Sociologia Urbana pela UERJ, Mestrando em Antropologia pela UFF, professor concursado das Redes Municipais de Ensino de Cabo Frio e Macaé e também professor do curso de História da Universidade Estácio de Sá. Rafael falará sobre o texto escrito por ele para o Anuário da Secretaria de Cultura de Cabo Frio em 2011, “A Restinga na CPI”, um relato político entre o período da ditadura no Brasil e em Cabo Frio. Lindberg Brito é escritor e possui dez livros publicados sobre poesia, pesquisas históricas e romances. Colaborou com o Anuário 2011 escrevendo sobre a Companhia Nacional de Álcalis.
Na segunda-feira, dia 26, também às 10h, a Oficina Literária fica por conta da contação de histórias com Regina Figueiredo e sarau de poesia com a Cia. Teatral Curare. Às 14h, a Tenda Literária contará com o escritor Célio Mendes Guimarães, que possui mais de 40 livros publicados, e com a presença de Rosa Fonseca, que homenageará o escritor cabofriense, seu pai, Cardozo da Fonseca. Dr. Demócrito Jonathas Azevedo, presidente da Academia Cabofriense de Letras, falará sobre a importância de Teixeira e Sousa.
A terça-feira será dedicada à Rede Municipal de Ensino. Às 10h, a Oficina Literária contará com varal de poesia, apresentações musicais e de esquetes, entre outras atividades, realizadas pelos alunos. Às 14h, na Tenda Literária, continuam as apresentações das escolas seguidas da escritora e arquivista Meri Damaceno, que falará sobre a sua mais recente obra literária: “Guardas da Memória”. Meri também é uma das vencedoras, na categoria Crônica, do Prêmio Literário Teixeira e Sousa de 2010, com o texto: “O porco de Natal”, publicado no Anuário 2011.
O último dia da Semana Teixeira e Sousa contará com a apresentação de Maurício Cardozo, às 10h, e Tenda Literária, às 14h, com o professor, ambientalista e poeta Clébio Gonçalves, que também participou do último Anuário de Cabo Frio. Além dele, estarão na Tenda o professor Eraldo Amay, que vai autografar o livro recém-publicado, "Revelações (Poesia Espiritual)"; o subsecretário de Cultura de Cabo Frio, João Félix, que falará sobre o texto “Cabo Frio contado nos enredos de escolas de samba e blocos carnavalescos”, publicado no Anuário 2011, e a apresentação do esquete “Causos de Cabo Frio”, escrito por Meri Damaceno e encenado por Yuri Vasconcellos.
A 22ª edição da Semana Teixeira e Sousa em Cabo Frio é uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Secretarias de Educação e de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, por meio da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente.
  
   
Viviane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário