sexta-feira, 2 de março de 2012

Assistência Social de 30 Cidades se reúne em Cabo Frio

Cabo Frio recebe representantes de 30 cidades para debater assistência social

Com a participação de representantes de 30 municípios fluminenses, está sendo realizado no auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA) um encontro dos secretários municipais de Assistência Social que compõem a diretoria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-RJ). O evento, que será encerrado nesta sexta-feira, dia 2, objetiva a elaboração do planejamento de 2012 e discutir o fortalecimento da entidade.
Segundo a Secretária de Assistência Social de Cabo Frio e Vice-presidente do colegiado, Olívia Sá, o Coegemas tem por finalidade lutar pela autonomia dos municípios, além de congregar os gestores municipais de assistência social:
- Ele funciona como órgão permanente de intercâmbio de experiência social em nível estadual. Também atua de todas as formas para garantir o cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social e o direito da população às ações e serviços de assistência social – disse ela.
O presidente da entidade, Hélio Ricardo, destacou em sua palestra, “Planejamento do Colegiado”, que considera “fundamental para o bom funcionamento das secretarias municipais um planejamento detalhado do trabalho, necessário para oferecer bem estar a cada cidadão necessitado”.
- Os problemas sociais são complexos, por isso, cada região fluminense precisa fazer um planejamento de gestão para aplicar os recursos de maneira racional e eficiente em cada um dos municípios, contribuindo, assim, para ampliar a política de assistência social – explicou Hélio Ricardo.
Para ele, seria necessário uma maior flexibilização dos órgãos reguladores de gastos, como o Tribuna de Contas:
- A aplicação de um determinado valor com uma família que vive abaixo da linha da pobreza não pode ser mensurado com a construção de um prédio público, pois são realidades diferentes – concluiu ele.
Foram criados grupos de trabalhos para a apresentação das sugestões dos gestores, para a consolidação da proposta dos grupos e para a entrega das propostas finais para a equipe de digitação. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 17h, seguido de uma visita à loja de inclusão social montada com produtos de artesanato dos CRAS no Terminal de Transatlântico, localizado ao final da Avenida Assunção.
Nesta sexta-feira, dia 3, o início da programação será às 9h para a apresentação do calendário de 2012. O encerramento do evento será às 12h com programação local livre em seguida.

Osvaldo Ramos 

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário