segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Alerta: Transatlântico, Uma montanha de lixo e esgoto recebida com tapete vermelho

Após Búzios sofrer com uma substância que provocou intoxicação em mais de 60 banhistas na Praia da Tartaruga, O Conexão Cabo Frio News resolveu pesquisar o que há por trás da suntuosidade dos  transatlânticos, um dos prováveis responsáveis pela substância tóxica encontrada na água do mar de Búzios. Eles atracam em nossas praias e o que trazem além de turistas?  A revelação é estarrecedora, após ler esta matéria você se perguntará se é realmente interessante para a natureza da Região dos Lagos receber estes super transportadores de lixo e esgoto. 




Mancha foi flagrada perto de navio durante viagem em novembro de 2013 (Foto: Alcinir de Jesus)

Se você anda pensando em fazer uma viagem marítima, num desses luxuosos transatlânticos, atraído por aquelas lindas fotos de mar cristalino no mar do caribe, precisa saber de uma coisa importante: Vai estar contribuindo para a poluição ambiental num empreendimento nada limpo.  A propaganda é mentirosa. Ao derredor do navio pode ter de tudo, menos mar cristalino. Ocorre que esses navios de cruzeiro produzem uma quantidade de poluição marítima e aérea surpreendentes. 



Mancha foi fotografada pelo secretário Índio da Costa, em Búzios (Foto: Índio da Costa/Arquivo)

 Vamos começar pela atmosfera: Seus motores necessitam de imensas quantidades de óleo para se mover. Veja, por exemplo, o famoso Queen Elizabeth II (o nome é bem apropriado), que consome mais de 400 litros de combustível para andar apenas 1,6 km. Ele  gasta 433 toneladas de combustível por dia. E a fumaça disso tudo vai para a atmosfera. Isso sem contar os vazamentos que são comuns, deixando  emplastros de óleo no mar. O lixo orgânico (resto de alimentos) é todo jogado no mar.  Mas o pior, é o inorgânico que, muitas vezes, por comodismo, ganância e economia de logística da empresa, também é despejado clandestinamente no mar.





É bastante comum se encontrar latas, garrafas, embalagens e até – pasmem – lixo hospitalar (ambulatorial) contaminante,  à deriva, próximos a locais onde esses navios têm rota.  Mas o esgoto é, provavelmente, a pior sujeira. Consoante dados da Agência de Proteção Ambiental americana, um navio de cruzeiro transportando 3.000 passageiros gera cerca de 800 mil a 1 milhão de litros de esgoto bruto durante apenas uma semana de navegação. Se você achava que esse esgoto era cuidadosamente armazenado e tratado, está redondamente enganado. Esse material é despejado diretamente no mar, sendo norma de navegação obrigatória que ele apenas esteja a mais de cinco quilômetros da costa. O que não é nada, considerando as correntes marítimas convergentes. Os ganhos da natureza são definitivos. Os do turismo, transitórios.








fonte:http://mirantesul.blogspot.com.br/2013/09/transatlanticos-sujeira-e-real.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário