sexta-feira, 23 de março de 2012

Em Cabo Frio, Busto de Teixeira e Sousa será inaugurado


Semana Teixeira e Sousa: busto do escritor será inaugurado em Tamoios

A programação da Semana Teixeira e Sousa amanhã, dia 23 de março, terá como destaque a cerimônia de inauguração do novo busto do escritor cabofriense na Biblioteca Municipal de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, às 15h. O busto, em madeira, foi feito pelo escultor Gilmário Santana.
Em Tamoios, além da inauguração do busto, haverá o relançamento do Anuário 2011, produção da Secretaria de Cultura de Cabo Frio com a participação de diversos escritores e estudiosos locais, e a apresentação do esquete “Causos de Cabo Frio”, com direção de Meri Damaceno e atuação de Yuri Vasconcellos.
         A programação na região central da cidade tem início às 10h com a Oficina Literária na Praça Porto Rocha que contará com a participação da contadora de histórias, Regina Figueiredo, e sarau de poesia com a Cia. Cultural Curare, com poemas de Adélia Prado e Garcia Lorca. Às 14h, também na Praça, acontece a Tenda Literária com a presença do professor de História da Universidade Veiga de Almeida, Luis Guilherme Scaldaferri, que falará sobre o seu livro “Os índios na história da Aldeia de São Pedro de Cabo Frio – séculos XVII – XIX”, escrito em parceria com o historiador Janderson Bax Carneiro. O autor também escreveu o mesmo artigo no Anuário 2011.
À noite, na Casa de Cultura José de Dome – Charitas –, tem a apresentação da banda Primícia (rock clássico), às 19h. Em seguida, o antropólogo e autor de diversas teses sobre comportamento e cultura brasileira, Roberto da Matta, questiona: “O que faz o Brasil, Brasil?”, em palestra que será realizada às 20h. Da Matta já se dedicou a escrever sobre o carnaval, manifestações religiosas, costumes, esportes, entre outros temas, e seu último trabalho foi o livro “Fé em Deus e Pé na Tábua: como e porque você enlouquece dirigindo no Brasil”, de 2010, que trata sobre mortes no trânsito e o mau comportamento dos brasileiros na direção.  Além de sua obra em livro, ele tem centenas de artigos e ensaios em revistas científicas e coletâneas, bem como verbetes em dicionários e enciclopédias, no Brasil e no exterior.
A noite será encerrada às 21h com a peça “Teixeira e Sousa e todos os outros”, com direção de Anderson Macleyves. A peça conta, de forma bem leve, a trajetória profissional e a vida de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa.


Viviane Teixeira

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário