sábado, 24 de março de 2012

Dia de Combate à Tuberculose tem conscientização em Cabo Frio


Saúde de Cabo Frio promove ação de conscientização pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose


Para reforçar a importância do combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio (SMSCF), por meio do Programa de Tuberculose e Coordenação das Unidades Básicas de Saúde, vai realizar ação de conscientização pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A iniciativa, que acontece a partir da próxima segunda-feira, dia 26, em todas as unidades de saúde do município, de 9h às 17h, vai orientar a população e distribuir material informativo sobre prevenção e identificação dos sintomas da doença.
Conhecida como ‘doença de boêmios’ ou ‘peste cinzenta’, a tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas e, no entanto, continua a afligir milhares de pessoas em todo o planeta. Em Cabo Frio, de 2008 a 2010, a incidência de tuberculose para cada grupo de 10 mil habitantes passou de 7,89 para 5,91, tendo o município registrado nesse período 355 casos.
O Programa de Tuberculose do município, coordenado há mais de vinte anos pelo médico tisiologista Ronaldo Azevedo, tem atualmente 24 novos casos em acompanhamento no município. O tratamento é garantido pelo SUS e o paciente recebe medicação e realiza exames, sempre com orientação médica. O tempo mínimo de tratamento é de seis meses, de acordo com cada caso.
- Um paciente curado tem as mesmas possibilidades de pegar novamente a doença que uma pessoa que nunca teve – informou o médico, acrescentando que o diagnóstico precoce auxilia no tratamento.
No Brasil, surgem 71 mil casos e são registradas 4.600 mortes em decorrência de tuberculose a cada ano. A data é uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local, com o objetivo de chamar atenção de todas as esferas de governo e setores da sociedade para buscar ações de controle e combate à doença.
O Brasil é um dos 22 países, priorizados pela OMS, que concentram 80% da carga mundial de tuberculose. Em 2009, foram notificados 72 mil casos novos, correspondendo a um coeficiente de 38/100.000 habitantes.  Esses indicadores colocam o Brasil na 19ª posição em relação ao número de casos. O Estado do Rio de Janeiro tem a taxa de incidência de 70,7/100.000 habitantes.
- É importante salientar que a tuberculose é uma doença curável, através de remédios fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde, e o tratamento não deve ser interrompido antes de completar o tempo determinado, geralmente de seis meses. Desta forma, evita-se o surgimento de microorganismos resistentes e adoecimento de novas pessoas – ressaltou a médica Lucy Pires, Superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.
Sobre a doença - O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo Dr, Robert Koch. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch” e a transmissão ocorre através do ar, pela tosse de enfermos com tuberculose pulmonar que ainda não iniciaram o tratamento (bacilíferos), e que eliminam bacilos no ar ambiente, tossindo, falando ou espirrando.  Estes bacilos, ao serem inspirados por pessoas saudáveis, pode levá-las ao adoecimento, por isto a importância de se investigar os contatos próximos do doente.
Os principais sintomas da doença são tosse prolongada (mais de três semanas), febre ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos, como gânglios, ossos, rins e etc.
A população de maior risco de ser acometida por essa doença são as pessoas que residem em aglomerados ou em situação de extrema pobreza, pessoas privadas de liberdade, moradores de rua, povos indígenas, profissionais de saúde, idosos e indivíduos com HIV positivo. 

Nicia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário