segunda-feira, 19 de março de 2012

Firjan aponta Araruama como uma das melhores cidades em Gestão Pública



         Uma pesquisa inédita, realizada com 5.266 municípios brasileiros, e divulgada neste fim de semana pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), revela que Araruama está entre as cidades com melhor gestão fiscal. A pesquisa levou em consideração dados fiscais do ano de 2010, e avaliou a capacidade que os municípios têm de gerar receita (arrecadação); gastos com pessoal; capacidade de fazer investimentos; custo da dívida (o peso do pagamento de juros e amortizações); e uso de restos a pagar (a capacidade de pagar dívidas do ano anterior). Com base nesses números, foi criado o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), onde Araruama aparece na 3ª colocação no rancking regional (perdendo apenas para Rio das Ostras e Saquarema), na 20ª posição no rancking estadual e na 711ª posição no rancking nacional, à frente, até mesmo, da capital do Estado, o Rio de Janeiro.
Cada item da pesquisa foi avaliado individualmente em conceitos que variam de A a D, gerando a média final, que também varia de A (gestão de excelência) a D (gestão crítica). Araruama teve conceito A na “capacidade de pagar dívidas do ano anterior”. Nos quesitos “gastos com pessoal”, “capacidade de fazer investimentos” e “custo da dívida” o conceito foi B. A menor nota (C) foi no item “capacidade de gerar receita”, totalizando média geral B (gestão boa). Para o prefeito André Mônica, os números refletem a responsabilidade com que o Governo Municipal vem administrando as contas públicas.
- Todo mundo sabe que em 2009, quando assumimos, pegamos uma prefeitura afundada em dívidas. E foi com muito trabalho que conseguimos dar a volta por cima: melhoramos, visivelmente, nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); registramos 800% de crescimento na área de infraestrutura (segundo Anuário de Finanças dos Municípios Fluminenses, edição outubro 2011); em outra pesquisa da Firjan, divulgada no ano passado, aparecemos entre os municípios com maior crescimento na área de desenvolvimento e também recebemos o Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar” – comentou o prefeito, lembrando que desde 2009 estão sendo feitos vários investimentos em saúde, educação, segurança, infra-estrutura e outros setores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário