segunda-feira, 19 de março de 2012

Audiência pública debate segurança em Cabo Frio


 
Com propostas apresentadas como criação de um Centro Especial de Atendimento ao Menor, uma Delegacia Legal e um novo Batalhão de Polícia Militar, Cabo Frio saiu ganhando com a audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Cabo Frio, nesta segunda-feira, dia 19, das 10h às 13h30. Em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura pretende aumentar os esforços em prol da segurança pública.
– Cabo Frio vai continuar contribuindo no que for possível, como já vem fazendo, por meio da construção de um Destacamento de Policiamento Ostensivo no Jacaré e o aumento do efetivo da Polícia Militar com o Programa Estadual de Integração na Segurança. Com certeza, o prefeito não medirá esforços para atender às demandas necessárias – destacou o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Alfredo Gonçalves.
Presente à audiência, o Secretário de Ordem Pública, Gilson da Costa, reconheceu, também, a necessidade de resolver as questões acerca da segurança pública da própria localidade, o que incluem a prevenção realizada pela Guarda Municipal e a recuperação de áreas de risco:
– A Guarda Municipal atua ,principalmente, na organização da cidade, na execução de programas educacionais para prevenção e fornecimento de dados para que a Polícia Militar trabalhe melhor. Uma das ações que a Prefeitura de Cabo Frio está disposta a realizar é a parceria com o Governo do Estado para construção de uma Delegacia Legal e um centro para atendimento de menores infratores. Quem comete algum delito aqui não pode ir para a capital, fazer intercâmbio do crime. A recuperação será mais eficiente se feita aqui, próximo à família – disse o secretário.
Os principais pontos abordados na audiência pública foram a migração de criminalidade por conta das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) da capital e a insuficiência de contingente enfrentada pela Polícia Civil e o 25º Batalhão de Polícia Militar, cujo efetivo de 834 policiais atende aos 538 mil habitantes de sete municípios da Região dos Lagos.
A audiência pública contou com a presença de autoridades municipais e estaduais como o deputado e presidente da Associação de Direitos Humanos, Marcelo Freixo; Subchefe administrativo da Polícia Civil, delegado Sérgio Simões Caldas; Comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio, cel. Gilmar Barros; e presidente da 20ª subseção da OAB, Eisenhower Dias Mariano, além de representantes do Corpo de Bombeiros, vereadores e sociedade civil organizada.

Diogo Reis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário