sexta-feira, 19 de julho de 2013

Há 20 anos, ao retornar de Cabo Frio, ator sofreu acidente que mudou sua vida


 Flávio Henrique Silvino, um nome que há algum tempo já não ouvimos falar. Mas com certeza quem acompanhava telenovelas no começo dos anos 90 sabe que este rapaz fez muito sucesso. Nascido em 7 de abril de 1971, filho do humorista Paulo Silvino, Flávio participou de sua primeira campanha publicitária em 1981 ao lado do pai. Em 1988, com 17 anos, estreia cantando apresentado pelo pai no Cassino do Chacrinha, com o Dickson Savana, um cantor finlandês. Em 1991, deixa o estágio que fazia em uma grande agência de publicidade para iniciar na carreira de ator. Seu primeiro personagem foi o Matosão, da novela Vamp da TV Globo. Neste mesmo ano, Flávio ganhou praticamente todos os prêmios da crítica especializada. Em 1992 fez sua segunda novela, a Deus nos Acuda, no qual viveu o personagem Hugo. Em 1993 ele gravou um CD de músicas românticas e começou a cantar em diversos programas de TV.


Porém o dia 2 de novembro de 1993 ficou eternamente na memória, infelizmente. Foi neste dia que Flávio sofreu um violento acidente, sendo atingido por um carro-forte quando voltava de Cabo Frio com seu irmão João Paulo. Ficou 3 meses e meio em coma, em total estado vegetativo, e resultou em um traumatismo craniano e perda de massa encefálica. As pessoas tentavam acreditar que ele superaria, mas diante daquele estado, tudo parecia tão complicado. Mas Flávio deu a volta por cima e em 1994 começou a reaprender a andar e falar. “Foi a maior alegria que Deus pode ter me dado, de ver o meu filho vivo”, revelou Paulo Silvino. “Lembro que ele saiu do coma rindo. Eu contei uma piada para ele, e ele riu”.

Além disso, Flávio voltou a trabalhar mesmo nessas condições, dublando seu próprio CD num clipe para o Vídeo Show e criando um livro ditado para sua fonoaudióloga. Em 2000, sete anos após o acidente interpretou Paulo, na novela Laços de Família. Só que atualmente o ator anda um pouco esquecido, na verdade, fazem 13 anos que Flávio está longe da televisão. Mesmo querendo voltar a trabalhar, o ator acredita que ninguém nunca mais quis saber dele devido à deficiência. Mas ele deseja atuar novamente e não se incomodaria em fazer outro personagem que mostrasse as deficiências que tem na vida real. Flávio anda com o auxílio de muletas e está consciente de suas limitações. Já fazem quase 20 anos que o acidente aconteceu, mas Flávio ainda luta contra as sequelas. Há um ano, por causa de uma hidrocefalia, teve de ser operado para pôr uma válvula no cérebro. Apesar de todas as dificuldades, está sempre de bom humor e ri o tempo todo das piadas contadas pelo pai, que dá total apoio à volta do filho à televisão.
Em entrevista, Paulo criticou as barreiras que, na sua opinião, impedem a retomada da carreira de Flávio. ”A diretoria da Globo alega que existem duas correntes: a dos que acham que ele aparecendo iria servir de exemplo para outras pessoas com problemas, e a outra que teme a interpretação de que a empresa estaria usando a deficiência dele para dar Ibope. Essa história do politicamente correto é uma senhora babaquice”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário