segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Saúde organiza esquema especial de atendimento para o Réveillon


           A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio divulgou nesta segunda-feira, dia 26, o esquema especial de atendimento para a virada do ano. A cidade, que possui 187 mil habitantes, segundo censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), espera receber milhares de turistas para as festas de fim de ano.
           Com o objetivo de atender com eficiência a demanda, a Secretaria de Saúde colocará uma ambulância do tipo UTI em cada dia de shows e eventos na Praia do Forte. Na noite da virada, dia 31, será montada duas tendas de 6x6m², sendo uma próxima à Secretaria de Turismo e outra na altura da Rua Antônio Feliciano de Almeida, perto do Hotel Malibu. As tendas vão contar com profissionais como auxiliares de enfermagem, maqueiros, médicos, além de materiais como desfibrilador, soro, artigos para sutura, entre outros. Além disso, serão quatro ambulâncias em cada tenda para remoção de pacientes casos mais graves como infarto, cortes profundos, hipertensão. Em Tamoios, também haverá uma ambulância nos shows.
          Segundo o médico e Subsecretário de Saúde de Cabo Frio, Luis Carlos Souza, as tendas vão funcionar em conjunto com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - que terá aumento de cerca de 30% no efetivo - e o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS):
          - Direcionaremos os casos de libação alcoólica para a UPA, e situações como infarto, hipertensão arterial elevada, entre outros, para o Hospital Central de Emergência (HCE) Trauma – explicou ele, informando que 90% dos atendimentos registrados nesta época são por abuso de bebida e afetam, principalmente, meninas de 13 a 17 anos.
          O esquema conta também com uma ambulância de plantão na subsede do Iate Clube do Rio de Janeiro como suporte às embarcações que saem para a queima de fogos da virada. As pessoas atendidas pela ambulância de plantão do Iate Clube serão direcionadas ao Hospital Santa Izabel.

Nicia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário