quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Prefeitura e Corpo de Bombeiros inauguram postos guarda-vidas nesta quarta-feira, dia 21


Serão inaugurados, amanhã, dia 21, às 10h, pela Secretaria de Obras de Cabo Frio e 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), os novos postos guarda-vidas localizados na orla da Praia do Forte. Ao todo, vão ser entregues à população, nesta primeira etapa, três unidades de salvamento: uma no Lido, em frente à Duna Preta; uma no Malibu, na altura da Rua 13 de Novembro; e a última próxima à sede da Secretaria de Turismo. Atendendo ao cronograma da Secretaria de Obras está prevista, ainda, a construção de mais dois postos, um no Peró e outro próximo ao Foguete. Também existe um planejamento de instalação de mais seis unidades, atendendo a outras praias da região.
         Na ocasião, além da cerimônia de inauguração, o público ainda poderá assistir a diversos exercícios de simulação de salvamento. Também será apresentada a nova aquisição da corporação para o trabalho realizado na orla: um quadriciclo, que auxiliará os bombeiros no trabalho de resgate e monitoramento da praia.
Com um custo estimado de cerca de R$ 50 mil por unidade construída, os postos guarda-vidas foram elaborados atendendo as necessidades dos bombeiros e as exigências ambientais vigentes. Foram utilizados na obra madeira de eucalipto tratado e telhado de compensado naval, visando impactar o menos possível o meio ambiente. Além de práticos, os novos postos guarda-vidas são também funcionais: um espaço destinado à higiene pessoal foi elaborado, pensando em proporcionar um maior conforto aos usuários.
Segundo Carlos Sant’Anna, Secretário de Obras de Cabo Frio, a construção dos novos postos é uma reivindicação antiga do 18° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e que também atende aos interesses da população:
– Com a destruição dos antigos postos guarda-vidas na ressaca de junho de 2010, a Prefeitura tomou medidas para construir novas instalações, mais modernas e confortáveis, para os bombeiros. Além de práticas e bonitas, as novas unidades oferecem melhores condições de trabalho para os profissionais. Tenho certeza de que atendemos todas as solicitações dos bombeiros e, como consequência, eles poderão fazer um trabalho ainda melhor para a população cabofriense e para os turistas que visitam nossa cidade – disse ele.
O evento contará com a presença de diversas autoridades, dentre elas: o Secretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões; o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes; o Secretário Municipal de Obras, Carlos Sant’Anna, e o Comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Alexandre Santos Pinheiro.

Adriane Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário