sábado, 17 de dezembro de 2011

Prefeitura de Cabo Frio forma Comissão de Verão para ordenamento da cidade

 
A Prefeitura Municipal de Cabo formou uma Comissão de Verão com o objetivo de traçar diretrizes de ordenamento da cidade durante a alta temporada. Esta comissão tem como membros o Secretário de Governo e Presidente da Comissão, Hélcio Azevedo; o Secretário de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura, Eduardo Leal; o Secretário de Obras, Carlos Sant’Anna; o Secretário de Ordem Pública, Coronel Gilson da Costa; o Coordenador Geral de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, Ricardo Azevedo.
A Comissão deverá estar focada no trânsito, segurança, flanelinhas, mobilidade urbana e fiscalização de ambulantes e estar preparada para tomar atitudes rápidas e imediatas caso surjam situações de emergência.
- Daremos início à Comissão de Verão assim que todas as placas estiverem fixadas em seus devidos lugares, para que não haja confusão e transtornos na cidade. Este ordenamento será mantido até uma semana após o carnaval e faz parte de um projeto futuro para que seja mantido durante todo o ano e não somente no verão. Esta será uma fase experimental – afirmou Ricardo Azevedo.
Já está certo de que todos os shows acontecerão em frente à Praça das Águas, em uma estrutura fixa, com presença de ambulância no local (no dia de Réveillon), tendas do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Postura e da PM, além de viaturas e trailers (entre a Praça das Águas e a Avenida Nilo Peçanha) e torres de segurança (entre o Lido e a Avenida Nilo Peçanha).
Nos dias de show, haverá um novo planejamento para limpeza das ruas, iluminação dos pontos históricos e melhoria e ampliação das barcas para travessia do Canal Itajurú (da Gamboa para o Centro).
No dia 8 de dezembro a Comissão de Verão se reuniu, no Centro de Monitoramento de Cabo Frio (localizado em frente à Praia do Forte) para acertar os últimos detalhes do Réveillon 2011 e organizar o trânsito da cidade para o período. Estiveram presentes o Tenente Cel. Gilmar Barros, Comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e o Tenente Cel. Alexandre dos Santos Pinheiro, Comandante do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio (18º BPM), e representantes das Secretarias de Saúde, Turismo, e da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Comissão de Eventos.
O Secretário Eduardo Leal ressaltou que é de suma importância a integração das diversas secretarias municipais no Plano Verão 2011, visando garantir a qualidade dos serviços que serão prestados à população e aos turistas durante as festas:
- É necessário um planejamento prévio para que nada saia errado. Um milhão de pessoas são esperadas para assistirem à queima de fogos na Praia do Forte, além do elevado número de turistas que chegam para as férias de janeiro. O sucesso deste empreendimento depende da organização e do trabalho em conjunto – disse ele.
A próxima reunião da Comissão de Verão será às 17h do dia 21 de dezembro, no Centro de Monitoramento, para que sejam feitos os ajustes necessários para organização dos shows.

Segue, abaixo, a relação das alterações no trânsito de Cabo Frio:

- Cancelamento do ponto de ônibus em frente ao estacionamento da Gamboa;
- Mantida a continuação da Rua Rui Barbosa e da Rua Maestro Clodomiro Gomes em mão única até a Av. do Contorno;
- Rotatória na Praça da Bandeira;
- Implantação de mão única na Rua Mestre Vivim, da Av. do Contorno até a subida da Jorge Lóssio, na Praça da Bandeira;
- Eliminação do sinal e do estacionamento na quadra do Itajurú, trânsito aberto na esquerda e presença da Guarda Municipal no local;
- Mão única na Rua Saturno, sentido centro até a rampa de skate;
- Mão única na Rua João Pessoa, sentido praia, da pista de skate até os fundos da Secretaria de Turismo, obrigando rotatória na rampa;
- 2 retornos fechados na Av. Joaquim Nogueira, próximos à Av. Lecy Gomes da Costa, deixando 3 retornos alternados e 1 duplo;
- Rua Ismar Gomes de Azevedo mantida em mão única, sentido centro, assim como a Rua Lateral da feirinha (sentido único);
- Estacionamento proibido em um dos lados da Rua Casimiro de Abreu, entre a Av. Teixeira e Souza e Rua João Pessoa, melhorando e sinalizando o retorno, indicando “ponte”;
- Estacionamento proibido em um dos lados da Rua Antônio Feliciano de Almeida;
- Melhorias nas Ruas Adjacentes à Rua Copacabana e Zé Pretinho;
- Definições de horário para carga e descarga;
- Rotatória obrigatória (com tachão) no acesso ao Guriri, via Gamboa e Jacaré;
- Mão única na Rua Meira Júnior até a esquina com a Nilo Peçanha, sentido Santa Helena - Corpo de Bombeiro;
- Mão invertida da Rua Santos Dumond;
- Mão única nas Ruas Nicamor Pereira Couto (sentido Lojas Americanas), Rua Leonel de Souza (sentido praia) e faixa de pedestre em frente à Casa e Video;
- Mão única nas Ruas José Gomes da Silva, Mato Grosso, Porfírio Nascimento;
- Definidos trajetos e paradas dos transeuntes.
- Possibilidade de ônibus tipo “Jardineiro” circular – Centro X Praia.



Cogecom PMCF

Nenhum comentário:

Postar um comentário