quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Coordenadora do CRAM de Cabo Frio recebe título de Mulher Cidadã do Estado


A Coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) de Cabo Frio, Mariléia Bezerra Alves, foi uma das dez personalidades escolhidas como “Mulher Cidadã do Estado de 2011” pela Comissão de Defesa dos Direitos da Defesa da Mulher da Assembléia Legislativa (Alerj).
Mariléia Bezerra  é também membro do Movimento de Mulheres de Cabo Frio, desde 1998, e sua formação acadêmica é em Serviço Social, com Mestrado na área e com experiência profissional também em  saúde (planejamento familiar, materno infantil e saúde mental), violência doméstica e relações de gênero. Sua atuação profissional e estudos acadêmicos são voltados para as questões referentes à mulher.
A homenageada é também Mestre em Política Social com pesquisa voltada para a temática de violência de gênero. Sua pesquisa representa uma contribuição acadêmica pioneira na construção do perfil da mulher em situação de vulnerabilidade e violência atendida pelo CRAM Cabo Frio, tendo como objetivo subsidiar políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. 
- Foi muito difícil selecionar dez nomes entre as 34 indicações que chegaram dos diversos movimentos e entidades, frente ao histórico de vida e de luta, de todas, em defesa da mulher. Certamente, todas são merecedoras da homenagem e suas vidas são exemplos para todas nós – afirmou a deputada Inês Pandeló, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, criada em 2003.
Ainda segundo a parlamentar, “a importância do título está relacionada à luta e esforços empreendidos para efetivação desta política frente aos limites e desafios cotidianos que a Mariléia, o Movimento de Mulheres e a equipe do CRAM vêm desenvolvendo nos últimos anos em Cabo Frio e na região da Baixada Litorânea”. 
A solenidade da entrega do diploma de  Mulher-Cidadã, intitulada Leolinda de Figueiredo Daltro, será no plenário da Alerj, porém ainda não tem data definida.


Osvaldo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário