quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

III Maratona Fotográfica acontece em Cabo Frio a partir desta sexta-feira, dia 16 de dezembro

Com apoio da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e por meio de parceria com o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) e com a Levante Cultural, será promovida, a partir desta sexta-feira, dia 16 de dezembro, a III Maratona Fotográfica de Cabo Frio. Após três anos sem ser realizada, a Maratona foi remodelada e contará com projeções e abertura das exposições “Dia dos Mortos”, do fotógrafo mexicano Raul Aguilar Sibaja, e da exposição coletiva MART, que fica no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos.
O evento vai até a segunda-feira, dia 19, com uma programação intensa de oficinas e discussões sobre o universo da fotografia. A exposição “Interiores”, de Noélia Albuquerque, ficará no Museu José de Dome - Charitas. Já a exposição coletiva “Água” contará com 25 fotógrafos que se inscreveram na Maratona através de edital. Participam os fotógrafos: Alexis Novellino, Aline Barbosa, Amarildo Correa, André Amaral, Carina Maia, Dalila Tardelli, Edmilson de Lima, Fernando Salomão, Flavio Pettinichi, Gustavo Bastos, João Xavi, Jorge Lira, Leonardo Albuquerque, Luiz Montenegro, Maiana Muzitano, Marcos Tanner, Mariana Ricci, Mirella Queiroz, Pedro Galdino, Rafael Rodrigues, Tatiana Grynberg, Thiago Henrique, Valda Nogueira, Vitor Schietti e William da Silveira.
Todos os fotógrafos tiveram uma foto escolhida dentro de um ensaio enviado para a produção e poderão ver seus trabalhos expostos no Museu de Arte Religiosa e Tradicional:
- Tenho certeza que a grande estrela do evento será a exposição Água. Em menos de um mês recebemos 32 inscrições e, pela alta qualidade das fotografias, optamos por escolher uma foto de cada um dos 25 selecionados. Mas, para não deixar todas as fotos de fora, realizaremos uma projeção com todos os trabalhos inscritos durante a abertura da Maratona Fotográfica - explica uma das organizadoras do evento, Manu Castilho.
Ao longo de todo o final de semana, serão realizadas oficinas de Photoshop CS5, Fotografia Digital para iniciantes e Astrofotografia e projeções, em parceria com o evento PingaFoto, que todos os meses organiza exposições virtuais. O tradicional Passeio Fotográfico será no domingo de manhã, dia 18, promovendo a integração entre fotógrafos profissionais e amadores. As novidades chegam com o Bate-papo e o Programa Educativo:
- Sentíamos falta de um espaço de reflexão sobre os trabalhos apresentados. O Bate-Papo é o espaço para este debate e o Programa Educativo, através de atividades lúdicas, busca ampliar a faixa etária do nosso público - comentou a fotógrafa e também organizadora da Maratona, Alexandra Arakawa.
Para Paulo Mainhard, cineasta e criador do evento, este ano é de alegria e recomeço, já que nos últimos anos em que a Maratona aconteceu, ela foi vista apenas no Charitas:
 - Este ano estamos realizando um sonho antigo, que é realizar a Maratona nos mais importantes centros culturais de Cabo Frio: no Charitas e também no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, localizado no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos – afirmou ele, acrescentando que as novas parcerias criadas com o passar dos anos foi essencial – Hoje contamos com parceiros de peso, como a Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade (Tribal), o Studio Trip e o PingaFoto, do fotógrafo Marcos Homem, e os projetos Cinema Possível e Fotografia Possível, organizados pelo artista Jiddu Saldanha. Além da nossa vivência com a Maratona, o apoio dessa equipe nos fez enxergar muito mais longe - concluiu Paulo Mainhard.
Todas as atividades da III Maratona Fotográfica são gratuitas e abertas ao público de qualquer idade. Para se inscrever nas oficinas, os interessados devem mandar um e-mail paramaratonafotogafica@hotmail.com. Outras informações com Manuela Castilho (21) 9273-7313.

Viviane Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário