terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Plantão de Verão reforça atendimento a crianças perdidas na Praia do Forte em Cabo Frio


Uma parceria entre o Conselho Tutelar, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, o 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança tem levado tranqüilidade a muitas famílias que frequentam a Praia do Forte, em Cabo Frio. O projeto Plantão de Verão atende crianças perdidas e auxilia no reencontro com os pais.
O atendimento acontece diariamente – inclusive, nos feriados –, numa tenda montada ao lado do Posto de Guarda Vidas na Praia do Forte, com um conselheiro de plantão das 9h às 17h. A ação melhora o atendimento à criança que se perdeu dos pais e permite que os guarda-vidas dediquem total atenção aos salvamentos. O conselheiro ficará com um aparelho celular de plantão, disponível para acionar a viatura do Conselho Tutelar ou do Conselho Municipal dos Direitos da Criança.
– A ideia surgiu com a necessidade de dar atenção especial ao assunto. Foi uma sugestão do Comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Alexandre Santos Pinheiro, para aliviar o trabalho dos guarda-vidas, que antes dividiam a atenção entre as crianças e os salvamentos. Daí, implantamos esse projeto-piloto que vem servindo de modelo para outras cidades, inclusive na capital – informou o presidente do Conselho Tutelar de Cabo Frio, Fernando da Silva Leite.
O projeto atende, em média, a sete crianças todos os dias. Em datas comemorativas, esse número dispara. No período do Réveillon, por exemplo, cerca de 50 atendimentos foram realizados no último fim de semana de 2011.

Diogo Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário