quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Coordenador de Cabo Frio é eleito presidente do Forlagos

 
O Coordenador de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca de Cabo Frio, Ricardo Azevedo, foi eleito presidente do Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos – Forlagos – em reunião realizada na última quarta-feira, dia 11 de janeiro, em Cabo Frio. Participaram da eleição representantes dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, além do município que sediou o encontro.
Além de Azevedo, foram eleitos para a diretoria Cristina Braga, secretária de Búzios, para o cargo de Vice-Presidente; Cristiane Oliveira, também de Búzios, para o cargo de Assessora de Comunicação; Alessandra Veríssimo, de Cabo Frio, para o cargo de Secretária e Gilson Brandão, secretário de São Pedro da Aldeia, para o cargo de Assessor Especial.
Ricardo Azevedo já presidia o Forlagos no ano passado em um mandato “tampão” de seis meses em função da desistência do presidente em exercício na época. Ele fica no cargo de presidente até janeiro de 2013. A primeira reunião do Forlagos em 2012 será realizada no dia 14 de março, no município de Búzios. O assunto central a ser discutido será o Turismo, com ênfase nos eventos Copa do Mundo e Olimpíadas. Para a ocasião, os dirigentes do Fórum pretendem convidar o Ministro do Turismo e o Secretário Estadual da pasta para solicitar que toda a Região dos Lagos seja incluída no projeto de cidades receptoras de delegações e turistas para os eventos.
Hoje, dia 12 de janeiro, a presidência do Forlagos envia aos prefeitos dos onze municípios participantes a relação de palestras e ações realizadas em 2011 pelo Fórum. Entre as palestras relacionadas estão a do Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc; do Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto; do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; do economista e professor Mauro Osório, além de encontros e debates com a Ampla, Prolagos e Águas de Juturnaíba, Investe Rio, e solicitações de mudança de traçado e asfaltamento da RJ-140 e Estrada da Agrisa e inclusão dos municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba na Lei Estadual de Recuperação dos Municípios Fluminenses.

Forlagos – O Forlagos abrange onze cidades: Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras e Silva Jardim e conta com a participação de instituições de ensino técnico e superior e do Sebrae. O Fórum tem o objetivo de promover a integração e o fortalecimento dos municípios, visando alcançar o desenvolvimento sustentável, além de apoiar o poder público e a iniciativa privada, organizando um pólo diferenciado para atração de investimentos. Dentre as temáticas mais debatidas nos encontros estão os serviços prestados pelas concessionárias de água e esgoto, luz elétrica e transportes; as condições das estradas; a sazonalidade com suas vantagens e desvantagens para a Baixada Litorânea e estatísticas como nível de desemprego e fluxo de turistas.

Viviane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário