segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mau tempo adia “Campanha 10 minutos Contra a Dengue” para esta sexta-feira, dia 3


Em função da chuva, o lançamento da “Campanha 10 minutos Contra a Dengue”, que aconteceria na última sexta-feira, dia 27 de janeiro, na Praça Porto Rocha, foi adiada para a próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro, no mesmo local, de 10h às 12h. O projeto, idealizado pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio em parceria com a Assistência Social, tem como objetivo sensibilizar a população, combater o mosquito e não oferecer a menor chance à doença.
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pelo Ministério da Saúde, todas as regiões do Brasil têm alguma cidade em situações de surto a risco de epidemia da dengue. Nos municípios em situação de risco, 3,9% dos imóveis apresentou larvas do mosquito, ainda segundo o documento.
Durante a campanha será feita a distribuição de folder e apresentação do Projeto Abadá Capoeira. O projeto é vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Manoel Corrêa e do Jardim Esperança, do qual participam crianças, jovens e adolescentes de 6 a 16 anos. Haverá, ainda, um capoeirista na praça fantasiado de mosquito da dengue para chamar atenção sobre os perigos da doença.
Na ação, técnicos da Secretaria de Saúde de Cabo Frio vão prestar orientações sobre as medidas de prevenção e combate à dengue e distribuir folder da campanha dos “10 minutos”. Além das informações sobre como evitar a doença e de eliminação de criadouros, o verso deste material serve para ser utilizado nas residências como controle da vistoria semanal, em que o morador vai poder marcar – toda semana – os pontos que checou na casa.
Ao comando do mestre Damião Pit Bull, como é conhecido nas rodas de capoeira, a iniciativa vai contar também com a apresentação “A capoeira dando uma rasteira no mosquito da dengue”, com uma música sobre a dengue composta especificamente para a ação. Para a médica Lucy Pires, a proposta contribui para tornar o compromisso de combate à dengue mais próximo de jovens e crianças, além de também atrair os adultos:
- A dengue pode matar, então, é um dever de todos, poder público e sociedade, se comprometer com o combate à doença – alerta Dra. Lucy.


Nicia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário