terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Famílias da Sapolândia em Araruama serão beneficiadas pelo “Minha Casa, Minha Vida”

 
 O prefeito de Araruama, André Mônica, anunciou ontem que cerca de 25 famílias, que hoje moram na localidade conhecida como Sapolândia, serão beneficiadas, em caráter de emergência, pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. Lançado na última quarta-feira, durante solenidade na Câmara de Vereadores, contrato assinado pelo superintendente regional da Caixa, José Domingos Martins, e pelo presidente da AG Prima Construtora, Amaury da Silva Teixeira, prevê a construção imediata do residencial Lagoa Dourada, unidade que terá 192 apartamentos de 52m² cada um, composto de sala, dois quartos, cozinha e banheiro, com quadra poliesportiva, salão de festas e playground, além de 68 vagas de garagem. O prédio será erguido no bairro Três Vendas, às margens da Avenida Gladstone José de Oliveira. Voltado para famílias com renda de até R$ 1.600,00, as da Sapolândia serão as primeiras a serem beneficiadas devido aos constantes problemas de alagamento registrados no local, mesmo em dias sem chuva.
- A Sapolândia é uma localidade que fica muito abaixo do nível da Lagoa de Araruama. É, naturalmente, uma área alagadiça, onde as pessoas invadiram e fixaram residência ao longo de vários anos. Inicialmente acreditávamos que o problema estava relacionado com o valão que corta o bairro e desemboca no Rio Salgado. Mas ontem, sem chuva, a Rua Detroit estava com pontos de alagamento que afetaram cerca de 25 casas, algumas com água apenas no quintal. Com a ajuda de alguns moradores, descobrimos que na divisa com o município de Iguaba existe um grande brejo, com uma nascente que mina água constantemente. E em dias de chuva, esse brejo, localizado numa parte alta, transborda, e água segue descendo por diversos caminhos até desembocar na Sapolândia, que é a parte mais baixa. Ou seja, é um problema geográfico, que não tem solução aparente, a não ser a transferência dessas famílias para outro local – explicou o secretário de Defesa Civil tenente coronel Carlos Alexandre Carneiro da Rosa.
Ainda segundo o secretário, todas as famílias serão cadastradas, e após a transferência definitiva para um novo local, vai sugerir à Secretaria de Meio Ambiente que transforme a área da Sapolândia em Área de Proteção Ambiental, demolindo todas as casas existentes, e proibindo a construção de novas residências.
- Por conta deste problemas, a prefeitura providenciou um abrigo na Escola Municipal Altevir Barreto. Mas, infelizmente, parte dessas famílias se recusou a sair de casa. São pessoas com filhos pequenos que insistem em ficar sob a alegação de que a água estava baixando. Mas nossa preocupação, a partir da descoberta desse grande brejo, é que volte a chover forte no município vizinho, haja um novo transbordamento, e essas casas sejam invadidas por uma quantidade maior de água – explicou o secretário. Além do abrigo, a Prefeitura de Araruama também providenciou água mineral, leite e fraldas descartáveis para as famílias afetadas. Hoje está prevista a entrega de cestas básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário