quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Folia de Reis de Cabo Frio acontecerá nesta sexta-feira, dia 6 de janeiro



Será realizada nesta sexta-feira, dia 6 de janeiro, na Praça das Águas, a partir das 20h, uma das manifestações culturais mais populares do país: a Folia de Reis, festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII.
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos converteu-se na tradicional visitação feita pelos três Reis Magos, denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII. Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura têm origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica - mais que o próprio Natal, , inclusive. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião,o padroeiro do Estado.
Em Cabo Frio, a Folia de Reis acontece desde 1965, com a chegada do mestre sanfoneiro Sebastião Margarida, nascido em Cardoso Moreira, e reúne crianças, adultos e idosos em um espetáculo de tradição e fé.
A Folia contará com a participação dos grupos de Cabo Frio: Estrela D’ Alva (Praia do Siqueira, fundado em 1966) dos mestres Chiquinho e Sebastião; São Cristóvão (fundado em 1984) do mestre Dercy, de Arraial do Cabo: Estrela do Oriente, (fundado em 1981) do mestre Nilson Soares, e também com o grupo Reis de Bois de Cabo Frio, do mestre Moisés Seno. O evento conta com vários participantes, entre eles personagens como os reis magos, o palhaço e os foliões, além dos mestres e contra-mestres, que comandam os foliões e dão andamento à festa.
Instrumentos como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro, entre outros, são tocados com maestria pelos participantes dos grupos, que contam, também, com crianças.
Os participantes são liderados pelo mestre da Folia, que conduz os foliões durante toda a festa, e carregam a bandeira ou andor do grupo, geralmente feita de madeira e enfeitada com motivos religiosos, representando a estrela de Belém, pela qual demonstram muito respeito.

Viviane Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário