segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Em Cabo Frio Campanha “Fique Sabendo Itinerante” começa no dia 18


            A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio do Programa de DST/AIDS/Hepatites Virais, inicia na próxima quarta-feira, dia 18, a Campanha “Fique Sabendo Itinerante”, realizando a Testagem Rápida do Diagnóstico (TRD) do HIV, das 9h às 13h, no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança. Durante todo o ano de 2012, a campanha estará uma vez por mês em uma localidade diferente da cidade para realizar o TRD, gratuitamente.
- O teste é sigiloso e seguro. Além disso, o paciente recebe pré e pós aconselhamento realizado por profissionais do Programa de DST/AIDS/Hepatites Virais do município – explicou a supervisora do Programa, Adriana Gonzalez.
Veja abaixo as datas de realização do TRD. Os locais para a realização do teste serão divulgados a cada mês:

· Janeiro - dia 18 – Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos - das 9h às 13h;
· Fevereiro - não haverá testagem devido à “Semana da Folia PositHIVa”, de 13 a 17;
· Março - por ser o mês seguinte ao carnaval, não haverá testagem devido ao período da Janela  Imunológica*;
· Abril - dia 11;
· Maio - dia 16;
· Junho - dia 20;
· Julho - dia 18;
· Agosto - dia 22;
· Setembro - dia 19;
· Outubro - dia 17;
· Novembro - dia 7 e dia 30 (em virtude do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, ser em um sábado).

*Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus HIV e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos, o que confirmará a infecção pelo vírus. Na maioria dos casos, a sorologia positiva é constatada de 30 a 60 dias após a exposição ao HIV. Se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo. Portanto, é recomendado esperar mais 30 dias e fazer o teste novamente.


Nicia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário