quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Piloto morto em acidente de avião em Maricá, será enterrado no Rio


Será enterrado na tarde desta quinta-feira (12), às 15h, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, no Rio de Janeiro, o corpo do piloto e instrutor de voo João Antônio Soares, de 36 anos. Ele morreu no dia anterior em uma acidente de avião em Maricá. O acidente ocorreu durante uma aula de voo, logo após a decolagem no Aeroclube da cidade. A aeronave atingiu o muro de uma casa no bairro Parque Eldorado. O aluno Caio Freitas, de 19 anos, ficou gravemente ferido.
O sobrevivente continua internado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal. A investigação do acidente é feita por peritos Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O aluno  ficou ferido e foi levado para o hospital da cidade (Foto: Romário Barros/Lei Seca Maricá)
As primeiras apurações indicam que houve uma falha no motor logo depois o avião levantar voo. "Ainda é cedo para falar, mas nós já detectamos que houve uma parada de motor", disse o coronel Paulo Santos, perito do CENIPA.
Imagens registradas momentos depois do acidente mostram o socorro das vítimas realizado pelo Samu. O avião, modelo CESSNA 152, caiu a cerca de 800 metros da pista. "Foi um grande estrondo, parecia uma bomba", relatou a dona de casa Rosimery Barbosa.

Retirada da aeronave
Como  o acidente aconteceu no momento da decolagem e o tanque de combustível estava cheio, o risco de explosão era grande e, por isso, toda a área precisou ser isolada para que os bombeiros pudessem trabalhar na retirada da aeronave sem oferecer riscos aos moradores.

As asas foram cortadas e espuma foi jogada para evitar incêndio. O avião, que pertence ao Aeroclube Escola de Pilotagem de Maricá, foi colocado em um caminhão e levado ao aeroporto onde deve passar por uma perícia mais rigorosa. O representante do Aeroclube, Andre Almeida Monteiro, disse que a documentação do piloto e a manutenção da aeronave estavam em dia.
Interdição do aeródromo
A Prefeitura de Maricá informou, no início da noite desta quarta-feira (11), que interditou o aeródromo municipal. A decisão foi tomada após a queda do avião na cidade. O fechamento proíbe pousos e decolagens por prazo indeterminado e um decreto, já assinado pelo prefeito Washington Quaquá, será publicado na próxima edição do Jornal Oficial do Município (JOM). Para garantir a interdição da área, equipes da Guarda Municipal ficarão na entrada do local para impedir o uso da área.





Fonte:G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário