sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Obra na Rua das Pedras provoca polêmica e divide opiniões em Búzios


                                                               Foto: Victor Viana/Arquivo Pessoal

Uma obra na Rua das Pedras, principal ponto turístico de Búzios, está causando grande polêmica na cidade. Segundo a prefeitura, está sendo realizado um reparo na via, com aplicação de um produto para preencher o vácuo entre as pedras. O trabalho, que foi iniciado na tarde desta quarta-feira (18) e tem previsão de término na sexta-feira (20), está dividindo opiniões. Muitos acreditam que ele vai facilitar a passagem de pedestres pelo local e melhorar a acessibilidade, enquanto outros afirmam se tratar de um absurdo a intervenção.

Segundo a prefeitura informou através de nota, o principal motivo para a revitalização da rua é evitar acidentes com transeuntes, principalmente a queda de carrinhos de bebês e idosos, que vinham ocorrendo com frequência, além de melhorar o acesso aos portadores de necessidades especiais.
Opiniões são divergentes
Para Cristiano Marques, diretor executivo do Búzios Convention & Visitors Bureau, a questão é complexa e ele ainda não definiu seu posicionamento. "Eu acho que ainda é muito cedo para fazer uma avaliação dessa obra. É uma situação muito complicada, porque envolve duas partes. Por um lado, eu acho que realmente é positivo se você for analisar pelo lado da acessibilidade. Possibilitar que cadeirantes e deficientes passem pela rua é uma coisa muito boa. Agora, por outro lado, tem a questão das águas das chuvas. Quando chover, tem o risco de não haver escoamento necessário, o que pode causar alagamentos, já que os buracos ajudavam a escoar. E tem também a questão do charme que envolve a Rua das Pedras, que é conhecida mundialmente", disse o representante da instituição.

O arquiteto Otavio Raja Gabaglia, um dos responsáveis pela construção da via na década de 70, está indignado com a intervenção da prefeitura e enviou uma nota de repúdio à imprensa. "O que impressiona nessa historia é que em 42 anos de dia a dia da Rua das Pedras, só agora descobriram que as pessoas tropeçam ali. Acho que deveríamos colocar um porcelanato em toda aquela rua, ou azulejo, ia ficar lindo. Já vi muito bêbado caindo aqui no mangue do Porto da Barra, temos de aterrar esse mangue. Tem gente que se afoga, vamos aterrar o mar, vamos aplainar toda Búzios", escreveu Otavio.
Ele complementa o texto ressaltando a importância da via para o balneário: "Há uma conectividade quando se pensa em Búzios que remete diretamente à Rua das Pedras, assim como o Cristo Redentor e o Rio de Janeiro. Acho que a Rua das Pedras deve ter um tratamento compatível com a importância que é atribuída a ela com aqueles que nos visitam e que queremos que continuem vindo aqui. É um cartão postal, é icônico”, diz a nota.
A dificuldade de pedestres em transitar pela famosa rua é conhecida. Principalmente mulheres de salto alto sofrem com a irregularidade do piso. A moradora Alice Reis Braga, de 26 anos, disse  que a obra vai facilitar a passagem de mulheres e idosos. "Já quebrei alguns saltos de sandálias nesta rua. Os idosos também enfrentam problemas para caminhar. Não estão retirando as pedras, mas apenas acertando os buracos e espaços que ficam entre elas. Acho que não vai afetar em nada a Rua das Pedras", comentou.
Já a carioca Juliana Medeiros Soares, de 37 anos, de passagem pelo balneário, fez questão de declarar que a obra é mais um "elefante branco" idealizado por políticos. "Não sei quem é o prefeito da cidade, mas com tanta obra importante de saneamento básico e infraestrutura para ser realizada na cidade, colocar cimento na Rua das Pedras é demais para a minha cabeça. Essa rua é tradicional, conhecida no mundo inteiro. É um desrespeito com o setor turístico".




Fonte:G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário