quinta-feira, 20 de outubro de 2011

II Simpósio de Meio Ambiente e VIII Semana de Biologia


Palestras, mini-cursos e concursos vão agitar a programação

 De segunda a sexta-feira (24 a 28) a Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) estará realizando o II Simpósio de Meio Ambiente e a VIII Semana de Biologia, eventos organizados pela faculdade, pelo Colégio de Aplicação Professor Renato Azevedo (CAp Ferlagos), pelo Instituto Superior de Educação e pelo curso de Licenciatura em Biologia.
 O evento acontecerá no auditório da Ferlagos (Avenida Júlia Kubitscheck, 80, próximo à rodoviária de Cabo Frio), e tema deste ano será “A Natureza e Suas Químicas”, uma homenagem à Marie Curie e Charles Darwin, dois grandes cientistas cujas descobertas influenciam, até hoje, a vida humana.
Voltado para alunos de graduação e pós graduação na área Ambiental (Biologia, Engenharia Ambiental, Oceanografia, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Química Ambiental), e estudantes do ensino técnico em Meio Ambiente (IFF, Ferlagos e outros), o evento será oficialmente aberto nesta segunda-feira (24), às 18h20, com entrega do material aos participantes.
- Será um evento muito interessante e importante porque todas as questões discutidas serão utilizadas pelos alunos, principalmente no que diz respeito ao projeto de monografia e à linha de pesquisa que recorrerão após a conclusão da faculdade – explicou o professor Luciano Rapagnã.
Às 19h30 acontece a primeira palestra do simpósio: será com o professor Bernardo Dunley (Ienea/Ferlagos), e o tema: “A botânica e a Gestão Ambiental em Nossa Região”. Às 20h10 será a vez da apresentação dos ex-alunos, professores Stefano Delazieri (PUC) e Daniela Braine (UFRJ). E às 20h50, encerrando a primeira noite, um coquetel será servido aos participantes do concurso de fotografia e banner, uma outra atividade que acontece dentro do II Simpósio de Meio Ambiente e a VIII Semana de Biologia.
- Na verdade, vamos realizar uma série de atividades ao longo de toda a semana. Além das palestras e deste concurso de fotografia, teremos, ainda, mini-cursos sobre diversos assuntos ligados ao tema do evento, entre eles Contaminação Ambiental, Biologia de Répteis, Apresentação de Trabalhos Científicos e Introdução à Química Ambiental entre outros. Mas só poderá participar quem fizer a inscrição – lembrou professor Luciano. A inscrição para o evento custa R$ 30, e para os mini-cursos, R$ 15, e podem ser feitas, das 8 às 22 horas, na secretaria do CAp, que fica anexo ao prédio da Ferlagos). Todos os participantes receberão certificado ao final do evento, que contará como hora estágio: 50 horas para alunos que entregarem relatório, e 30 para quem não entregar. Confira o restante da programação.

3ª Feira (dia 25)
18h20 – Mini-cursos
19h40 – Palestra com o dr. Wanderson Carvalho  (Ferlagos/IEAPM)
Tema: “Autotróficos: a origem”
20h30 –  coffee break (concurso de fotografia e banner)
20h50 – Palestra com a dra. Rosa e Souza (Laboratório de Genética da Marinha e Evolução – UFF)
Tema: “Da Zooaqueologia a Bioinvasão”

4ª Feira (dia 26)
18h20 – Mini-cursos
19h40 – Palestra com o professor Paulo Roberto Marques (Cap Ferlagos/Ferlagos)
Tema: “Curso Técnico em Meio Ambiente”
20h30 –  coffee break (concurso de fotografia e banner)
20h50 – Palestra com a professora dra. Hyléa Valle e com a professora Mariana Alves Marroig (ambas Cap Ferlagos/Ferlagos)
Tema: “Interdiciplinaridade Química-Língua Portuguesa”

5ª Feira (dia 27)
18h20 – Palestra com o professor Gabriel Lima (UFRJ)
Tema: “Fontes alternativas de energia e seus avanços tecnológicos”
19h50 – Apresentação dos ex-alunas, professoras Bruna Pozzebon (IEAPM) e Monique Gago (PAC)
20h40 –  coffee break (concurso de fotografia)
21h00 – Palestra com os professores Bruna Vasconcelos e Gabriel Lima (UFRJ)
Tema: “Respostas Celulares a Diferentes Situações de Estresse Nutricional em Isochrysis Galbana”

6ª Feira (dia 28)
18h20 – Palestra com o Professor Paulo Lopes (Engenheiro) instrutor de mergulho, proprietário da PL-Divers, primeira operadora de mergulho do Brasil a organizar e participar de uma expedição a Antártica, a bordo do navio Paraty 1 (Barco do Amir Klink)
Tema: Geoquímica Marinha
19h10 – Apresentação dos ex-alunos, professores Valdir Brás (UFRJ), Judson da Rocha Cruz (IEAPM) e Júlio César (IEAPM)
20h30 – Mesa Redonda com o professor mestre Luciano Rapagnã  (UFF/Geociências/Ferlagos) e professor Manuel Botero (UFF/Geociências)
Temas: "Ressurgência em Cabo Frio” e “Elevação do nível do mar no Holoceno”
21h30 – Divulgação dos vencedores dos concursos de fotografia e banner

Nenhum comentário:

Postar um comentário