sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atenção usuários e familiares vítimas das drogas

Secretaria da Criança e do Adolescente de Cabo Frio promove II Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Drogas


A Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio realizará, entre os dias 27 e 28 de outubro, o II Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, no auditório da Universidade Veiga de Almeida, campus Perynas.
Com o objetivo de promover a reflexão dos participantes sobre o consumo de drogas pela população infanto-juvenil, bem como estimular a articulação entre os diversos setores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) do município de Cabo Frio para a construção de uma política de enfrentamento ao problema, o seminário será aberto aos estudantes, educadores, profissionais da área de saúde e ao público em geral.
O primeiro dia do evento será das 8h às 17h com a presença do Prefeito da cidade, Marcos da Rocha Mendes, que fará a abertura do seminário. A seguir, haverá apresentação musical das crianças do projeto CRIA – Centro de Referência da Infância e do Adolescente. Dando prosseguimento à programação, a advogada Alice Gonzáles Garcia Cubello Cardoso ministrará a palestra “O ECA e a política de atendimento à criança e ao adolescente”. A seguir, o psiquiatra Dr. Daniel Cruz Cordeiro falará sobre o tema “O consumo do crack e outras drogas por crianças e adolescentes e as consequências bio-psicossociais”. Fechando o dia, a psicóloga Isabel Ferreira da Silva falará sobre “As diretrizes para o tratamento da dependência química e a apresentação de boas práticas no atendimento de crianças e adolescentes”.
No último dia do seminário, que acontecerá das 8h às 13h, haverá palestra ministrada pela psicóloga e mestre em Serviço Social, Roberta Pompêo de Camargo Carvalho, com o tema “Considerações sobre o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)”. Finalizando o encontro, a plenária “Aspectos relevantes para o enfrentamento do problema no Município” pretende levar todos os presentes a uma reflexão.
Segundo o Secretário Municipal da Criança e do Adolescente, Luís Antônio de Melo Cothias, o evento será uma oportunidade de conscientização e discussão sobre os temas abordados:
- O II Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Drogas  traz para o nosso município renomados palestrantes da área, principalmente no que se refere ao crack. São especialistas em dependência química da Universidade Federal de São Paulo, que discutirão formas de desenvolver projetos voltados às crianças e adolescentes com ações mais organizadas e planejadas. Somado a isto, a Secretaria da Criança e do Adolescente, por meio do Centro de Referência da Infância e do Adolescente e do  “Programa Vivendo e Aprendendo”, vem realizando atendimentos preventivos, acompanhamentos e internações (quando necessário) de adolescentes em uso ou abuso de drogas. Também  presta  apoio aos  familiares, através de uma equipe multidisciplinar, especializada, visando, desta forma, proporcionar novos hábitos na busca por uma vida mais saudável e criativa. Assim, o Seminário contribuirá para a qualidade do “Programa Vivendo e Aprendendo”, ampliando suas ações e colaborando para a diminuição do consumo de drogas em Cabo Frio – disse ele.

Adriane Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário