sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Araruama vai sediar I Olimpíada das Apaes

Ex-jogador Romário é presença confirmada na abertura do evento

(14.10.11) – Nos próximos dias 29 e 30, o município de Araruama, na Região dos Lagos, estará sediando a I Olimpíada das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), evento promovido pelas Apaes da Região dos Lagos e Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro, com coordenação da Apae de Araruama e apoio da Prefeitura Municipal, Governo do Estado, e diversas entidades privadas e públicas. A Olimpíada vai reunir nove Apaes da Região dos Lagos, além da Pestalozzi de Araruama, num total de cerca de 500 atletas com idade entre 6 e 18 anos. Para abrir a solenidade, no Ginásio Poliesportivo Darcy Ribeiro, além da presença do ex-jogador Romário, também estão confirmadas a participação de alguns craques da seleção do Tetra de 94.
Segundo Diocendino Rosa Frota, presidente da Apae de Araruama, a competição tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade, pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais.
- Com este evento queremos estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e famílias, durante a realização da Olimpíada e posteriormente a ela; estimular a participação de atletas de várias idades; proporcionar atividades que contribuam para o aprimoramento psicomotor dos atletas; favorecer aos atletas a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício de sua cidadania; propiciar o intercâmbio técnico e de gestão entre profissionais e dirigentes, visando à valorização da Educação Física em todos os meios educacionais; e ainda contribuir para a integração dos dirigentes, famílias, profissionais e atletas, pela prática de atividades recreativas e culturais – comentou.
Entre os esportes que integram a Olimpíada estão o atletismo, futsal, futebol de campo, handebol, natação, tênis de mesa e capoeira, todos com modalidades masculina e feminina. Serão premiados com medalhas, na fase final, os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada modalidade coletiva e individual. Também serão premiados com “Medalhas de Participação” todos os atletas que não ganharem medalhas de premiação. Haverá, ainda, troféus para as equipes classificadas em primeira, segunda e terceira colocação em cada modalidade coletiva e individual (através da soma dos pontos obtidos), além de troféus de campeão, vice-campeão e terceiro lugar geral para as instituições que somarem no final da olimpíada o maior numero de pontos em todas as provas.
A solenidade de abertura está programada para às 9 horas do dia 29, com concentração e desfile das delegações participantes, hasteamento das Bandeiras (Nacional, Estadual, Municipal, Apae e Jogos), declaração de abertura dos Jogos, entrada da tocha olímpica e acendimento da pira, além do juramento do atleta, desfile e retirada das delegações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário