segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ferlagos abre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 Entre os dias 17 e 22 de outubro o município de Cabo Frio (Região dos Lagos) estará sediando um dos maiores eventos científicos do país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Realizado, simultaneamente, em diversas cidades do país, em Cabo Frio ele será aberto com oficinas, debates, visitas programadas e palestras na Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), e segue, até o dia 20, em outras instituições de nível superior do município. Já no dia 21, todas as instituições estarão com estandes na Praça de São Cristóvão, desenvolvendo diversas ações para a comunidade, e no dia 22 o mesmo serviço será levado à comunidade de Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio.
No dia 17 a programação começa às 14 horas, na Ferlagos. Sob coordenação do professor Yolmar Freire, a atividade começa com mostra de vídeos astronômicos. Ao todo, serão três sessões com duração de meia hora, cada uma, seguida de mais 30 minutos de debate, onde serão abordados temas como astronomia básica, sistema solar, planetas rochosos, planetas gasosos, astronáutica, satélites e sondas, exploração espacial tripulada, exploração espacial robótica e fenômenos celestes, tudo sob orientação do palestrante Marcelo Fernandes. A atividade terá como público alvo alunos dos ensinos fundamental e médio.
- Ao mesmo tempo, teremos atividades paralelas acontecendo em outros pontos da faculdade. Teremos, por exemplo, uma oficina de biologia, outra de Português, com o tema "De acordo - que venha a nova ortografia", com a professora Hyléa Vale (coordenadora do curso de Letras da Ferlagos), uma outra sobre matemática com o tema “O cabri - Geométrico e a Geometria”, com o professor Betinho, e visitação guiada ao laboratório de anatonomia – enumerou Yolmar, lembrando que a programação da tarde termina com uma conferência universitária, às 16 horas,  com monitores do curso de Geografia.
Já a programação da noite começa às 19 horas, com lançamento do livro "Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense", do professor Manoel Ricardo Simões, da UERJ. Em seguida, às 20 horas, acontece a palestra “Astrobiologia: mundos potencialmente vivos”, que vai discutir as possibilidades e potencialidades de vida nos planetas e luas do sistema solar e nos exoplanetas. Voltada para alunos e acadêmicos, a palestra terá uma hora de duração, e também será mediada por Marcelo Fernandes. Encerrando a programação na Ferlagos, a partir das 20 horas acontece uma observação astronômica dirigida com telescópios. O objetivo é observar planetas e luas dos principais astros em evidência.
- Nos dias 21 e 22, estaremos nas praças com nosso pessoal do curso Técnico em Enfermagem realizando medição de pressão arterial, e também teremos atividades recreativas desenvolvidas por monitores, além de um terceiro estande onde as pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre os cursos oferecidos pela Ferlagos nas áreas de graduação, licenciatura, técnico e pós – concluiu Yolmar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário