quarta-feira, 17 de julho de 2013

Vereadores querem lei unificada pela Lagoa




Vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio, integrantes da Comissão Especial para Despoluição da Lagoa de Araruama, se reuniram hoje Ontem, dia 16 com vereadores dos municípios de Araruama e Iguaba Grande. O objetivo foi discutir a criação de uma legislação unificada pela Lagoa de Araruama. A ideia é fazer com que todas as ações legislativas pela preservação da lagoa, e contra a poluição por esgoto ou outros dejetos, sejam apresentadas e aprovadas por todas as câmaras do entorno do maior corpo hipersalino do mundo.

A primeira reunião do dia aconteceu às 8 horas, na Câmara Municipal de Araruama, e contou com a participação do presidente da Casa, Walmir de Oliveira Belchior, e dos vereadores Maria da Penha Bernandes, Carlos Alberto Siqueira da Silva (Russo) e Raimundo Alberto de Souza. A segunda aconteceu às 10h30, na Câmara Municipal de Iguaba Grande, com a presença do presidente Vantoil Martins e dos vereadores Vitor Medeiros, Leandro Coutinho, Nilson Amorim, Lourenço Ramalho, Paulo César Rito e Alessandro Grimauth. Em ambas as reuniões, os vereadores cabo-frienses apresentaram alguns projetos de lei que já estão sendo montados pela comissão de despoluição com foco da redução do despejo de esgoto in natura na Lagoa, na obrigatoriedade da construção de Estações de Tratamento de Esgoto por novos empreendimentos que venham a se instalar na região, e na reutilização da água tratada por essas estações, além de outras ações que evitem o despejo de outros resíduos como óleo de cozinha e outros detritos no maior corpo hídrico hipersalino do mundo.
Todos os projetos foram bem recebidos pelos vereadores das duas Câmaras, que já se comprometerem a também apresentar os mesmos projetos em suas cidades, e ainda apresentar novos projetos que possam sem incorporados pelas outras câmaras. Em Araruama, por exemplo, o presidente Walmir Belchior lembrou que todo o Centro da cidade está recebendo obras para implantação de rede separativa, e a expectativa é de que até 2014 a rede envolva todo o entorno da Lagoa, dentro da área do município. Em Iguaba Grande alguns projetos no sentido de preservar a lagoa também já estão em tramitação na Câmara, entre eles a criação do Dia Municipal de Limpeza da Lagoa, que seria implantado no mês de setembro.
- Toda ação que vise a preservação da Lagoa de Araruama é muito bem vinda. E esta, vinda da Câmara de Cabo Frio, torna-se ainda mais importante porque além de ser uma cidade que turisticamente não depende da lagoa porque possui belas praias, Cabo Frio tem uma estrutura muito maior para dar visibilidade à causa e, com isso, agregar outras instituições importantes nesta missão. Então é claro que vamos abraçar esta ação, prestar todo o apoio necessário, e implantar os projetos da comissão de despoluição também em Iguaba – comentou o presidente da Câmara iguabense, Vantoil Martins.
Os vereadores de Araruama e Iguaba Grande também aproveitaram a reunião para confirmar presença na audiência pública sobre a Lagoa de Araruama, agendada para o próximo dia 14 de agosto, a partir das 8 horas, no Teatro Municipal de Cabo Frio. As Câmaras de São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Búzios também receberam ofício convidando os vereadores para a reunião de unificação da legislação sobre a Lagoa, mas não responderam ao documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário