sábado, 6 de julho de 2013

Tragédia do Tona Galea em Cabo Frio completou 10 anos

No dia 19 de abril de 2003, o barco de turismo 'Tona Galea' naufragou em Cabo Frio, matando 15 pessoas. A perícia feita no barco constatou que sua capacidade real era para 27 passageiros. No dia do acidente, 

havia 62 turistas a bordo e dois tripulantes.
Nos barcos, o que à primeira vista parece um detalhe sem importância pode ser a diferença entre a vida e a morte. Situações de marinheiros despreparados e mal-treinados que não sabem informar quantos coletes salva-vidas estão disponíveis na embarcação, quantos passageiros estão a bordo, ou que não sabem orientar os passageiros a usar os coletes salva-vidas e de como agir em caso de acidente, são bastante comuns.




Nota do Blog: os dados referentes a Cabo Frio são do ano da tragédia







O barco depois de sofrer uma pequena reforma foi rebatizado, seu nome é  boat bar.






Punição aos responsáveis

De acordo com o jornal O Globo, do dia 19 de agosto de 2008, Os responsáveis pelo barco Tona Galea, que naufragou há cinco anos na Região do Lagos, foram condenados nesta terça-feira (19), por unanimidade, pelo Tribunal Marítimo. No acidente, 15 pessoas morreram.

A sessão começou no início da tarde. A leitura do processo durou quase quatro horas. O Tribunal Marítimo só pode aplicar penas administrativas. E os sete juízes decidiram que os envolvidos vão pagar multas que podem chegar até R$ 11,5 mil cada um por terem permitido a superlotação na embarcação. 

Em abril de 2003, o Tona Galea virou no mar ao se chocar com uma onda. O barco fazia um passeio turístico perto de Cabo Frio, na Região dos Lagos, com 64 pessoas à bordo. Pela capitania dos portos, só poderiam ser 26 passageiros. 

Segundo o tribunal, foram condenados os donos da empresa que organizou o passeio, o engenheiro naval que autorizou o aumento da capacidade do barco sem testes e os despachantes que o auxiliaram. Todos podem recorrer.







Nenhum comentário:

Postar um comentário