segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lagoa de Araruama terá defeso total


Detalhes do primeiro defeso total da Lagoa de Araruama, que começa na próxima quinta-feira (1º), foram discutidos nesta segunda-feira (29) em uma reunião em São Pedro da Aldeia. No encontro com representantes das prefeituras e da sociedade civil das outras cidades que são banhadas pela lagoa, o prefeito de São Pedro da Aldeia e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos-São João (CILSJ), Cláudio Chumbinho, lançou o Projeto Laguna Unida (LAU).
“É muito importante que todos os prefeitos estejam envolvidos nesta ação em prol da nossa lagoa. Cuidar da lagoa é uma responsabilidade muito grande e cabe a cada um ter essa consciência. Peço aos pescadores que obedeçam ao período do defeso, pois com a lagoa repovoada todos ganham”, afirmou o prefeito aldeense.
A opção pelo defeso total da Lagoa de Araruama é uma tentativa de aumentar a quantidade de pescado no ecossistema. Atualmente, existem 16 espécies catalogadas na lagoa. As mais comuns são tainha, perumbeba, robalo e camarão. Um estudo apontou a necessidade de defeso neste período do ano para aumentar a reprodução das espécies. Por mês, são retiradas 80 toneladas de pescado da Lagoa de Araruama.
Este será o primeiro defeso completo da Lagoa de Araruama, com duração de 90 dias. No período, não será permitido realizar qualquer tipo de pesca. A penalidade para quem descumprir a ordem é uma advertência seguida de recolhimento do material e multa. Atualmente, cerca de 500 famílias vivem da pesca da lagoa. Os pescadores profissionais estão se cadastrando no Ministério do Trabalho pra receber o seguro-defeso no valor de um salário mínimo (R$ 680), que será pago mensalmente enquanto valer a proibição.
De acordo com o representante do CILSJ, Francisco Guimarães Neto, o Chico Pescador, o treinamento realizado com as Guardas Ambientais na última semana  mostrou às equipes, através dos mapas, os principais pontos de desembarque de pescado e a forma de atuação. A fiscalização será feita em parceria com a Polícia Ambiental Marítima (PAM).
“Além desses pontos conhecidos de desembarque, vamos fiscalizar também os pontos de venda. Já contamos com a parceria da PAM e estamos buscando apoio também junto ao Ministério da Pesca e Fiperj”  explicou o pescador.
Participaram do evento, além do prefeito Chumbinho, o secretário geral do CILSJ,  Mário Flávio, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), José Bonifácio Novellino, a secretária de Ambiente aldeense, Adriana Saad,os secretários de Ambiente de Arraial do Cabo, Gontran de Carvalho; de Iguaba Grande, Paulo Sérgio e de Araruama, Alan Tavares; o secretário de Pesca de Cabo Frio,  Cláudio Bastos, além de representantes das Colônias de Pesca e Guardas Ambientais dos cinco municípios, da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos.


Fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/07/reuniao-define-detalhes-para-defeso-integral-da-lagoa-de-araruama-no-rj.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário