quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Você Sabia? Animais ajudam a combater doenças, saiba quais



Cavalos

Indicados nos casos de paralisia cerebralsíndromes de Down e Westautismohiperatividade,acidentes traumáticos e doenças locomotoras. “Eles apresentam uma habilidade única, no trote, de estimular a andadura humana”, afirma a médica veterinária Ceres Berger Faraco, professora especializada em psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS ). Isso faz com que o paciente, mesmo estando acomodado, movimente a sua perna e o quadril, como se estivesse andando. Assim, o movimento promovido pelo cavalo estimula o cérebro, fortalece a musculatura e, ainda, aprimora a coordenação motora, a concentração e a reflexão, bem como a postura, o equilíbrio e a flexibilidade.


Cachorros

O uso dos cães é ideal para crianças e adolescentes com transtornos psicomotores e de humor. Além disso, pesquisas científicas evidenciam que há redução dos níveis de ansiedade em pacientes hospitalizados com vários tipos de doenças psiquiátricas. Ceres explica que eles são um estímulo para os jogos e brincadeiras, e incitam a participação das pessoas. “O cachorro é um agente estimulador para a vida”, complementa a veterinária.


Gatos

Os gatos podem ajudar muito com pessoas depressivas e introspectivas, especialmente por meio do toque. Às vezes, também são recomendados para pacientes com pouca mobilidade, em razão do modo como se movem. “Já tive gatos terapeutas que ajudaram no trabalho com crianças vítimas de abuso sexual e, por isso, tinham dificuldade de toque, e superaram suas dificuldades através do trabalho com os gatos”, finaliza Ceres.


Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/saiba-quais-sao-os-animais-que-ajudam-a-combater-doencas/728/

Nenhum comentário:

Postar um comentário