quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Passageiro de Transatlântico filma funcionários jogando lixo no mar Brasileiro


O Conexão Cabo Frio News compartilha mais uma matéria denúncia que mostra o desrespeito com o mar Brasileiro, leia a matéria e veja mais uma vez o perigo que representa os grandes navios atracando em nossas praias:



Proprietário de uma empresa do ramo metalúrgico em Cambira (50 km de Maringá), o empresário Sérgio da Silva Oliveira fez imagens que mostram suposto descarte irregular de lixo reciclável em alto mar. O flagrante, segundo ele, foi em retorno da Europa, próximo da costa brasileira e da ilha de Fernando de Noronha. Oliveira embarcou no navio MSC Magnífica, da MSC Cruzeiros, no dia 23 de novembro e concluiu a viagem em 10 de dezembro, no porto de Santos.
“Estava hospedado no 10º andar do navio e, como não nos adaptamos com o ar condicionado, resolvemos dormir com a porta da varanda aberta. Minha mulher escutou o barulho de garrafas e latas batendo. Foi quando constatei que estavam jogando o lixo no mar”, contou. As imagens gravadas pelo empresário mostram o arremesso de vários sacos pretos na água.

O descarte irregular, segundo o passageiro, ocorria sempre durante a madrugada, e começou após o navio se aproximar da costa brasileira. “Quero que se faça justiça. Não quero que saiam da Europa e venham jogar lixo no nosso quintal”, declarou.
Ele contou que procurou a Polícia Federal ao desembarcar em Santos, mas optou por fazer a denúncia em Apucarana, para evitar o deslocamento até o litoral paulista para prestar novos depoimentos. As denúncias devem ser encaminhadas ao Ministério Público Federal, e a empresa responsável pelo navio deve ser chamada a prestar esclarecimentos.
O empresário chegou a pensar em fazer o questionamento ao comandante do navio, mas ficou com medo. “No navio impera a lei do comandante, então preferi ficar quieto. Por segurança, fiz a cópia do vídeo para o computador de um amigo, que guardou o material no cofre”, contou. Uma das situações que o deixou ainda mais indignado é que dentro do navio são aplicadas multas a quem descarta o lixo incorretamente. “Quem é visto jogando uma bituca no mar é multado em 150 euros.”
Embora não tenha ideia do volume exato descartado, o empresário considerou que a quantidade era significativa. “O navio foi carregado com suprimentos na Ilha Madeira e, depois de seis dias e seis noites, não retiraram nem um caminhão de lixo em Recife. Onde foram parar as caixas de leite, as garrafas e as latas? Jogaram tudo no mar”, afirmou.

Acesse o Link abaixo e assista o vídeo:

http://mais.uol.com.br/view/jinmcnm98vmk/passageiro-de-navio-estrangeiro-grava-descarte-de-lixo-no-mar-do-brasil-0402CD1B3560C0C14326?types=A&

Nenhum comentário:

Postar um comentário