sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cinco banhistas continuam internados após intoxicação em Buzios

Banhista sofreu irritação nos olhos após banho de marem Búzios Foto: Bebeto Karolla / Folha de Búzios)

Das cerca de 60 pessoas que apresentaram sintomas de intoxicação depois de se banharem na Praia da Tartaruga, em Búzios, apenas cinco pacientes com sintomas de conjuntivite mais profunda precisaram ser encaminhados para o Hospital Regional de Araruama, também na Região dos Lagos do Rio, para serem atendidos por especialistas na área. De acordo com a direção da unidade hospitalar, os banhistas permanecem em observação.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Búzios, os demais pacientes que apresentaram sintomas como irritação nos olhos (conjuntivite química), além de lesões na pele e nas vias aéreas, foram atendidos na noite de quinta-feira (20) e liberados, não havendo necessidade de internação.
Técnicos do Inea coletaram amostras da água para análise (Foto: Ronald Pantoja / Prefeitura de Búzios)

O vice-Prefeito e secretário de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Carlos Alberto Muniz, esteve na noite de quinta-feira na Praia da Tartaruga junto com técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) coletando amostras iniciais da água, logo após um grupo de banhistas ter demonstrado sintomas de contaminação decorrente do contato com a água do mar. As equipes da Prefeitura e do Inea iniciaram o trabalho de análise antes que as manchas saíssem da superfície e afundassem, através do laboratório móvel da Concessionária Prolagos. Ao longo da manhã desta sexta-feira (21), os técnicos estiveram na Praia da Tartaruga para avaliar, com detalhes, a situação do local.
Prefeitura interdita Praia da Tartaruga e orienta banhistas (Foto: Ronald Pantoja / Prefeitura de Búzios)

Segundo os técnicos do Inea, a macha que atingiu a Praia da Tartaruga teve um grande porte, alcançando um volume envolvido de 200 metros de extensão, com 40 metros de largura, de alcance pontual e isolado. Na manhã dessa sexta-feira, o Inea colheu mais amostras da água, que serão analisadas em caráter de urgência e que tem previsão de laudo técnico conclusivo para a próxima quarta-feira (26). O Inea já recolheu amostras de água e produtos utilizados para limpeza em três transatlânticos que estão ancorados em Búzios para auxílio na elaboração do laudo. Um laudo preliminar, segundo técnicos do Inea, pode vir a ser divulgado neste sábado (22).
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que técnicos da secretaria e do Inea coletaram no final da tarde desta sexta material de um transatlântico que passou por Búzios e que está atracado em Angra dos Reis. O objetivo é comparar as amostras recolhidas no mar de Búzios com as do navio para verificar sua possível ligação com a mancha da Praia da Tartaruga.
Mancha pode ser produto químico de transatlântico
Das possíveis causas do incidente, que afetou diretamente os cerca de 60 moradores e turistas, de imediato, foi descartado pela prefeitura o vazamento de esgoto por não haver mudança na coloração do mar e nem odor anormal. Nesta sexta-feira, foram encontradas na Praia da Tartaruga algumas manchas isoladas, que ainda não haviam evaporado por conta da ação do sol, na cor laranja e com aspecto oleoso, bem semelhante aos produtos químicos utilizados nas caixas coletoras dos banheiros químicos, provenientes dos navios. Os produtos químicos em questão, segundo o Inea, são: paradiclorobenzeno, cloreto alquil dimetil benzil amônio e cloreto férrico. Se for constatada a contaminação decorrente do material usado por um transatlântico, a empresa será acionada com penalidades cabíveis ao caso.
Por precaução, em princípio, apenas a Praia da Tartaruga, das 23 praias da cidade, está com o seu acesso interditada para banho. A Prefeitura realiza, ainda, trabalho de conscientização com os quiosqueiros e moradores do local até que seja apontada a causa do incidente.
Nesse sábado, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente irão novamente ao local para avaliar a situação já que, nesse caso, a substância química em questão se decompõe rapidamente e é muito volátil. "É importante identificar a origem da mancha para que as medidas judiciais sejam tomadas e para que os responsáveis paguem pela irresponsabilidade", disse o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Carlos Muniz.
Mancha foi registrada por internauta na Praia da Ferradurinha (Foto: Patricia Pardo/Arquivo pessoal)

Segundo a assessoria da Prefeitura de Armação dos Búzios, três transatlânticos ainda estão no balneário. Cerca de 400 turistas canadenses, americanos e alemães estão chegando à cidade nesta sexta-feira. Todos serão orientados sobre o problema na Praia da Tartaruga e acompanhados por guias em visitação à cidade.

Entenda o caso
Desde a última segunda-feira (17), turistas e moradores que tomaram banho na Praia da Tartaruga ou frequentaram o local sentiram irritação nas vias respiratórias, nos olhos e ficaram com enjoo. Nesta quinta (20) e sexta-feira (21), cerca de de 60 pessoas foram parar no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé com os sintomas. A suspeita é de que possam ter sofrido algum tipo de intoxicação ao ter contato com água.
Rivaldo Ramos Martins, turista do Rio Grande do Sul, foi uma das primeiras pessoas que procurou o hospital da cidade relatando sentir forte dor nos olhos. Ele está de férias no balneário com a família há dez dias e procurou a unidade de saúde depois que mergulhou na praia. A assessoria da Prefeitura de Búzios divulgou na tarde desta sexta-feira (21) que a maioria dos pacientes já foi liberada, mas não soube informar o número de pessoas que continuam em observação na unidade.
Internauta registrou mancha
Moradores de Búzios perceberam uma mancha alaranjada em várias praias do balneário no último domingo (16). Na Praia da Ferradurinha, a internauta e moradora da cidade Patrícia Pardo registrou a mancha logo pela manhã, no domingo, quando fazia sua caminhada e enviou fotos. Ela mergulhou na Praia da Ferradurinha e teve problemas de ardência nos olhos durante toda a semana, mas ainda não foi ao hospital.
Na Praia da Ferradura, o comerciante Marcelo Luis Freitas, de 43 anos, de Petrópolis, que estava hospedado em casa de amigos, também viu a mancha e impediu que seus filhos entrassem na água. "Achei muito estranha a cor da mancha. Choveu na região na segunda-feira e o mar não estava muito bom mesmo, mas aquela cor me chamou a atenção. Ninguém da minha família entrou na água", comentou.

O fato de a mancha alaranjada ter aparecido em algumas praias do balneário, e não somente na Praia da Tartaruga, reforça a possibilidade de o material ter sido despejado no mar por um navio. Neste período, Armação dos Búzios faz parte da rota da maioria dos navios estrangeiros que chega ao país.



Fonte:G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário