quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projeto Curta na Praça estará em Cabo Frio neste fim de semana na Praça de São Cristóvão


 
O Projeto Curta na Praça – projeto de cunho social que tem como objetivo viabilizar o acesso ao cinema por meio da exibição de curtas metragens – voltará a Cabo Frio neste fim de semana, sábado e domingo, dias 30 de junho e 1° de julho, em duas sessões por dia. Esta já é a quinta edição do projeto e a segunda vez que vem a Cabo Frio.
A exibição dos 24 premiados curtas de animação, ficção e documentários será na Praça de São Cristóvão, com direito a pipoca e refrigerante de graça, às 18h30 e 20h30, com cerca de seis curtas por sessão.
A programação exibida pelo “Curta na Praça”, que leva a magia e a diversidade do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, traz uma seleção de curta-metragens recentes que, geralmente, estão limitados aos grandes festivais nacionais. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu 12 mil pessoas, em 2011, nas cinco cidades do estado do Rio de Janeiro e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição, totalizando uma média de 20 mil espectadores.
Com apoio da Coca-Cola, das Secretarias de Cultura e de Educação de Cabo Frio pelo quarto ano consecutivo, e patrocínio da Shell Brasil Petróleo, o projeto envolve ainda debates com atores e diretores dos curtas exibidos. A cada sessão serão realizados sorteios de camisetas, latas de filmes, bolsas e, para completar, os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram. Haverá ainda algumas novidades, como: tótens com fotos do evento no ano passado para levar de lembrança para casa e também folders com a programação completa dos filmes exibidos com sinopse e principais informações.

Programação:

30/06 (sábado) - Sessão 1 - 18h30
“As Férias de Lord Lucas” (Ficção) 2009 - 16 minutos/RS*
Direção: Tatiana Nequete
Sinopse: Uma marca roxa no pescoço da irmã deixa Lucas preocupado. Ele tem certeza que ela foi mordida por um vampiro. A partir daí, o menino viverá momentos hilários e confusos.

“Vai dar Samba” (Animação) 2005 - 11 minutos/RJ*
Direção: Humberto Avelar
Sinopse: Cinco crianças se reúnem numa loja mágica de instrumentos musicais para brincar de fazer música.

“Menina Espantalho” (Ficção) 2008 - 12 minutos/MG*
Direção: Cassio Pereira dos Santos
Sinopse: Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro.  Quando ele vai à escola, ela é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.

“Gol a Gol” (Ficção) 2008 - 12 minutos/RS*
Direção: Bruno Carvalho
Sinopse: Gus é o melhor jogador de futebol da escola. No seu último dia de aula, ele é desafiado pelo irmão menor e deverá escolher entre ganhar o jogo ou dar uma chance ao caçula. 

“Contatos Siderais Antes do Colegial” (Ficção) 2009 - 15 minutos/SP*
Direção: Ale McHaddo
Sinopse: Eles criaram uma antena para receber mensagens do espaço, mas o  que receberam foi um pequeno meteoro verde! O que os eles não sabiam é que era na verdade um casulo.

30/06 (sábado) - Sessão 2 - 20h30

“A Fábula da Corrupção” (Animação) 2010 - 8 minutos/RS*
Direção: Lisandro Santos
Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais até que a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.

“Passageiro” (Ficção) 2011 - 13 minutos/RJ
Direção: Bruno Mello
Sinopse: Abel trabalha no Jockey Clube e sofre de narcolepsia (a doença do sono). Um dia, encontra no metrô a mulher dos seus sonhos. Agora basta saber se ela é real. 

“Até o Sol Raiá” (Animação) 2007 – 12 minutos/PE**
Direção: Leandro Amorim/ Fernando Jorge
Sinopse: No filme, personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma vila sertaneja numa noite de festa. 

“Cores e Botas” (Ficção) 2010 – 16 minutos/SP
Direção: Juliana Vicente
Sinopse: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

“O Gigante do Papelão” (Documentário) 2010 - 11 minutos/RJ*
Direção: Barbara Tavares
Sinopse: "O Gigante do Papelão" é um documentário que conta a história do artista plástico Sergio Cezar e seu poder de transformação. Sergio usa materiais descartados e lixo, para recriar favelas.

“A Vida é Curta” (Ficçao) 2007 - 19 minutos/PE
Direção: Leo Falcão
Sinopse: Um homem decide ir à cidade grande para reconquistar o amor de sua vida. Mas ele só tem 15 minutos pra isto.

01/07 (domingo) - Sessão 1 - 18h30

“Vivi Viravento” (Animação) 2009 - 11 minutos/SP**
Direção: Alê Abreu
Sinopse: Vivi procura Viravento, um lugar especial, de acordo com sua avó. Ela fica imaginando como seria, um lugar onde as flores tocam música. 

“Mocó Jack”(Animação) 2007 – 11 minutos/GO **
Direção : Luiz Botosso/ Thiago Veiga
Sinopse: Animação que narra as aventuras do jacaré Jack, que usa de muita criatividade para se salvar das investidas de um contrabandista de animais. 

“L” (Ficção) 2011 - 21 minutos/SP
Direção: Thaís Fujinaga
Sinopse: Teté odeia seus pés. Quando conhece Héctor, decide mudar sua aparência.

“O Vento” (Animação) 2005 - 9 min/MG
Direção: Sávio Leite
Sinopse: Em um tradicional bairro de Belo Horizonte, o vento vai passando e atrapalhando a vida dos moradores, até o momento em que ele resolve aprontar com o sacristão da igreja.

“Enciclopédia” (Ficção) 2009 - 14 minutos/RS **
Direção: Bruno Gularte Barreto
Sinopse: Alex é um menino tímido e franzino. Ele percebe o mundo através dos verbetes de uma enciclopédia. Mas ele vai descobrir que nem todas as palavras de uma enciclopédia podem decifrar uma menina.

01/07 (domingo) - Sessão 2 - 18h30

“Glu” (Animação) 2010 - 9 minutos/DF **
Direção: Turma de animação da OZI
Sinopse: Um fazendeiro velho e ranzinza tem sua tranquilidade invadida pelo novo bichinho de estimação de sua mulher.

“Avós” (Ficção) 2009 - 12 minutos/SP
Direção: Michael Wahrmann
Sinopse: Leo comemora seu décimo aniversário. De uma avó, ele ganha meias; da outra, cuecas. Do avô, Leo recebe uma velha câmera Super-8, que acaba descobrindo que não serve para nada. 

“Retorno de Saturno” (Animação) 2009 - 12 minutos/RS
Direção: Lisandro Santos
Sinopse: Um momento de mudança na vida de um homem que completa 29 anos. Segundo a astrologia, o retorno de Saturno é um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa.

“O Rim de Napoleão” (Ficção) 2009 - 5 minutos/ SP **
Direção: Fernando Coimbra
Sinopse: Napoleão e Pepe sempre foram adversários. Mas um incidente vai transformar ou não, essa velha relação. 

“Sapateiro” (Documentário) 2011 – 13 minutos/RJ
Direção: João Vargas Pena
Sinopse: O dia a dia de um sapateiro de rua no Rio de Janeiro, e sua luta por uma vida melhor.

“A Guerra de Arturo” (Ficção) 2009 - 20 minutos/SP**
Direção: Julio Taubkin/ Pedro Arantes
Sinopse: Arturo é um funcionário da redação de um jornal. Sua rotina é quebrada quando, por um erro de digitação, ele deflagra uma guerra entre Brasil e Argentina.


Viviane Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário