quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi terá tapete de sal, missa e procissão


 
Por conta do feriado foi decretado ponto facultativo na sexta-feira

   O município de Araruama já deu início à programação da tradicional festa de Corpus Christi. Realizada pela paróquia de São Sebastião com apoio da Prefeitura Municipal, ela terá missas, procissões e a confecção de tapetes de sal.
Ontem (segunda-feira) foi o primeiro dia da programação, com abertura da Semana Eucarística, exposição do Santíssimo e Adoração e Tríduo Eucarístico, na matriz de São Sebastião, atividades que se repetem até sexta-feira (dia 8), sempre às 18 horas.
Amanhã, às 19 horas, tem missa na Igreja de São Sebastião. E logo após começa a confecção dos tapetes de sal. Na quinta-feira (7), feriado de Corpus Christi, a programação começa às 8h30, com missa, e encerramento da confecção dos tapetes de sal às 13 horas. Às 16h30, na Praça Antônio Raposo, tem missa solene de Corpus Christi, seguida de procissão pelas ruas da cidade em direção à Matriz de São Sebastião, onde haverá benção do Santíssimo.
Por conta do feriado, o Governo Municipal decretou ponto facultativo na sexta-feira (dia 8). No entanto, serviços essenciais como limpeza urbana, atendimento médico (UPA) e segurança estarão funcionando normalmente.

O maior tapete de sal do interior do Estado

Com os temas “Fraternidade e Saúde Pública”, “Jornada Mundial da Juventude”, “Ano da Fé” e temas sócio culturais e ambientais ligados à Rio + 20, Araruama pretende manter, este ano, o título que vem carregando há anos: a de confeccionar o maior tapete de sal do interior do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo serão mais de 300 tapetes na medida de 3m x 4m, totalizando mais de 1,5 km de extensão. A atividade é aberta à participação de toda a comunidade.
- Quem quiser participar da confecção tem até amanhã pra procurar a Secretaria de Turismo (no Parque Hotel, Centro) e realizar a inscrição, que é gratuita. Mas pedimos que todos colaborem doando um quilo de alimento não perecível – informou o secretário de Turismo, Mauri de Lanes, lembrando que o regulamento também está à disposição da população, tanto na secretaria como na matriz de São Sebastião.
De acordo com o regulamento, todos os tapetes poderão ter a identificação de instituições, empresas e grupos, desde que de forma discreta, e obedeça a um dos temas sugeridos pela igreja. Após a confecção, todos participarão de um concurso que julgará beleza, adequação ao tema, criatividade, originalidade e clareza na redação das mensagens.
- O início da confecção será na noite de quarta-feira, logo após a missa, e deverão estar prontos até, no máximo, às 13 horas de quinta-feira. Mas, como não podemos ter nenhum tipo de atraso, as quadras que estiverem vazias até às 9 horas da manhã de quinta-feira, serão preenchidas por outras pessoas – alertou o secretário de Turismo.
Feriado com mudança no trânsito
Por conta da tradicional confecção dos tapetes de sal, a partir das 16 horas desta quarta-feira (quando começa a marcação das quadras onde serão confeccionados os tapetes de sal) o trânsito nas ruas do Centro da cidade sofrerá algumas alterações. A mudança será mantida até 18 horas desta quinta-feira, quando termina toda a programação religiosa nas ruas de Araruama.  Durante este período, parte da Avenida Brasil (entre a Rua Bolívia e a República do Chile) estará fechada ao trânsito, assim como um trecho da Rua República do Chile (entre as Avenidas Brasil e Getúlio Vargas). Também estarão fechadas ao trânsito de veículo a Avenida Getúlio Vargas (sentido Prefeitura), e os dois sentidos da Avenida Nilo Peçanha, entre o Banco do Brasil e a Igreja de São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário