terça-feira, 26 de junho de 2012

IBGE aponta redução do trabalho infantil em Araruama



 No mês de combate ao trabalho infantil, Araruama acaba de conquistar mais um importante marco rumo ao desenvolvimento: a redução de 34,03% no número de trabalhadores infantis dentro das áreas rural e urbana do município. O levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como base a comparação dos Censos de 2000 e 2010, mas só foi divulgado agora, e revela que em Araruama a redução do trabalho infantil superou em mais do que o dobro a média nacional, que ficou em 13,44%. Na Região dos Lagos, o município também está entre os que registraram maior queda: terceiro lugar, perdendo apenas para Iguaba Grande e Búzios.
- Esse resultado é o reflexo de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido na desde 2009, quando o atual Governo Municipal assumiu a Prefeitura e passou a investir tanto na área social, capacitando os adultos através de cursos e oficinas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para que tenham mais condições de ingresso no mercado de trabalho, ou mesmo de uma renda extra, como na criação de incentivos para a implantação de novas empresas e realização de mais eventos, que geram mais empregos diretos e indiretos para nossa população adulta, evitando que as crianças tenham que continuar atuando como fonte de apoio na renda familiar – comentou Paula Pêgas, secretária municipal de Política Social, Trabalho e Habitação, lembrando que a tendência é de que essa redução seja ainda maior nos próximos anos por conta de novos investimentos que continuam sendo feitos por toda a cidade.
Até o ano passado o município tinha três CRAS: Mutirão, Ponte dos Leites e Fazendinha, que oferecem cursos de bijuteria, confecção de bolos confeitados, reciclagem, artesanato, manicure e corte e costura. Este ano o Governo Municipal inaugurou o São Vicente de Paulo, que também oferece curso de panificação e confeitaria através do projeto Padaria Social. E, em breve, será a vez de Bananeiras, no distrito de Iguabinha, ganhar um CRAS.
Em janeiro deste ano o programa “Minha Casa, Minha Vida” também chegou em Araruama pelas mãos do atual Governo Municipal, em parceria com os governos Federal e Estadual, que vai entregar 192 casas neste primeiro convênio, já em construção. E tem, ainda, o “Renda Melhor”, que já atende a mais de 5 mil famílias, e o “Bolsa Família”, que já atende mais de 35 mil pessoas, beneficiando famílias araruamenses em situação pobreza e extrema pobreza.
- Para ser beneficiada por qualquer um desses programas, é fundamental que a família mantenha seus filhos na escola. Com isso, além da melhoria na condição de vida com o fim do aluguel e o aumento na renda familiar, incentivamos também a formação educacional destas crianças e evitamos que elas voltem a trabalhar – lembrou Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário