segunda-feira, 4 de junho de 2012

Filmes de graça durante a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente em Cabo Frio


 
       Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a SEDESC – Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente –, por meio da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente, preparou uma série de atividades para todo o mês. Entre as realizações está o Ecocine, série de apresentações de filmes gratuitos em três diferentes pontos da cidade, no período de 4 a 10 de junho. Os temas apresentados tratam da vida indígena, de situações ambientais evolvendo toda a Região dos Lagos, em curtas e longas metragens.

Confira abaixo a programação e horário das exibições:

Espaço Cultural Maria José Fernandes - Leste Shopping (Rua Francisco Mendes, 350 - Centro, Cabo Frio) – de 4 a 9 de junho – 19h.

 - 04/06 - “BARAKA” - LONGA METRAGEM – 1992 – USA - Direção: Ron Fricke
O documentário foi filmado em 70 mm colorido em 23 países: Argentina, Brasil, Camboja, China, Equador, Egito, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Quênia, Kuweit, Nepal, Polônia, Arábia Saudita, Tanzânia, Tailândia, Turquia e EUA. O filme contém apenas imagens e som ambiente, conversas ou cantos.

- 05/06 - “PEQUENOS ATOS” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
As coisas têm peso, massa e cor. Tamanho, tempo, composição, textura, duração, densidade, cheiro, valor. Consciência, profundidade e contorno, mesmo quando estão no lixo. O que é meio ambiente? Em uma cidade que vive em função do turismo, o que aconteceria se a harmonia e a beleza natural não existissem?

 “HAVIA UM TEMPO” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Havia uma Búzios. Roda linda, folia dos reis, assombrações e lobisomens habitavam a aldeia de pescadores que deixou saudades. Embalado por antigas cantigas de trabalho da comunidade quilombola, o filme preserva histórias, lendas e dificuldades de uma Búzios que se foi.

“GERIBABEL” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Geribabel, muitas línguas, muitas opiniões, conflito! Nativos, novos moradores, lado esquerdo, lado direito, Geribá! Paraíso ou inferno? Casas simples, mansões, quiosques, poluição. Denúncia, dinheiro e poder. Quem são os índios e os caciques dessa aldeia? E Ravel ao pôr-do-sol?

- 06/06 - “COISAS IMPOSSÍVEIS” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
O filme pesquisa a invasão das áreas de preservação ambiental em Arraial do Cabo. O duelo entre os direitos de preservação e a moradia é o que está em jogo com ou sem juízo final. O que está acontecendo com a APA da Massambada e as belíssimas paisagens da Praia do Forno?

“OUTRAS PRAIAS” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Turistas são atraídos pelas incríveis praias de Arraial do Cabo e movimentam o balneário em épocas de alta temporada. No entanto, o que acontece quando eles vão embora? O que existe na cidade além das praias?

“RETRATO” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Sem precisar de palavras, o filme mostra a vida simples de um rapaz que participa do projeto “Guardião Ecológico” e da Prainha, em Arraial do Cabo – RJ.

- 07/06 - “MARÉ BAIXA” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Qual o limite da exploração do homem sobre o planeta? A ganância, a especulação imobiliária cega, que não leva em conta o equilíbrio ambiental está progressivamente destruindo a maior fonte de riqueza da região: a Lagoa de Araruama.

“SAL DA TERRA” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
O sal que constrói, o sal que destrói... O salineiro teimoso assiste as salinas virando cidades, o barracão se decompondo, o cristal do sal pronto para ser tirado, mas já não tem mão de obra. A sabedoria de um solitário trabalhador iletrado com seus pés lanhado caminhado tristemente sobre a salmora.

 “ANTES QUE A CASA CAIA” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Pedras que rolam, pedras que voam, poeira, explosões e assustadoras rachaduras. Já imaginou morar perto de uma pedreira?

“RIO...PRA NÃO CHORAR!” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Eram rios. Hoje valões. Sonhos de vidas que terminam por causa do mau cheiro, das doenças e dos alagamentos. O homem age, a natureza reage, traz de volta a sujeira que queremos esquecer.

 “RODA VIDA” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Há poucos anos atrás, a Lagoa de Araruama era viva e importante geradora de riquezas. Contudo a poluição excessiva, a construção civil desordenada e as ações irresponsáveis do homem fizeram a bela água escurecer, afastaram os peixes e os turistas.

- 08/06 - “A PONTE” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Nos poucos quarteirões, da paradisíaca Praia do Forte, em Cabo Frio, existe uma realidade pouco conhecida para aqueles que visitam as belas paisagens da região.

“CAMINHO DO MUNDO” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Com a chegada dos turistas na alta temporada e o crescimento econômico da região, através dos royalties do petróleo, o volume do lixo aumenta consideravelmente atraindo catadores de outros municípios, que são expostos às piores condições de trabalho. O lixo é rico. O que fazer com ele?

“INSUFICIÊNCIA” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Os pescadores artesanais sentem-se desvalorizados e excluídos. Não conseguem competir com o poder financeiro das indústrias pesquisas e convivem com o desenvolvimento das atividades petrolífera na região.

- 09/06 - “LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Imensidão Azul rompendo portas, invadindo canções, levando infâncias e memórias com a fome de um moinho. Areia, escombros, olhos, beleza.

“MARAGADO” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Paixão de pescador é o mar. O mar dá inspiração para uma vida livre e imprevisível, marcaradas pelos temporais fora de hora. Muitos se aventuram até as plataformas em alto-mar, perdem redes, cruzam rebocadores, correm riscos.

“TABUAÇU” - CURTA
Oficina de Cinema Ambiental – HumanoMar
Pelo poder de Deus a terra gira. Ideias vagas de progresso sobrevoam

Filmes Indígenas na Casa Scliar – (Rua Marechal Floriano, 253 e 265 - São Bento – Cabo Frio) – 6 a 10 de junho - 18h

- 06/06 - “CHEIRO DE PEQUI” – 2006 - Direção: Imbé Gikegü  - Curta
 Ligando o Passado ao presente os realizadores kuijuro contam uma história de perigos e prazeres de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.

“O DIA EM QUE A LUA MENSTRUOU” - 2004 - Direção: Nguné Elü - Curta
 Durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, no alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. É preciso cantar e dançar.

- 07/06 - “O AMENDOIM DA CUTIA” - 2005 - Direção: Kiarã Yo Sãty - Longa
O cotidiano da aldeia Paraná, na colheita do amendoim, apresentado por um jovem professor, uma mulher pajé e o chefe da aldeia, numa mescla da tradição e modernidade.

- 08/06 - “ÃGTUX” - 2005 - Direção: Tania Anaya - Curta
A etnia Maxakali habita o vale do Murcuri, em Minas Gerais. Dono de um notável refinado plástico e sonoro, os maxakalis vivem sob uma sombra de miséria amplamente pela mídia. O filme busca o que falta nas notícias: a riqueza dos grafismos, da língua e da vida cotidiana.

“JORNADA KAMAYURÁ” - 1966 - Direção: Heinz Forthmann - Curta
No alto Xingu, próximo à Lagoa de Ipaivu, vivem os índios da tribo Kamayurá.

- 09/06 - “NOVOS TEMPOS” - 2006 - Direção: Xinã Bena – Longa
Dia-a-dia da aldeia Huni Kui de São Joaquim, no estado do Acre.

10/06 - “A INICIAÇÃO DO JOVEM XAVANTE” – 1999 - Direção: Wapté Mhnõnõ - Longa
Wapté Mnhõnõ, o ritual de iniciação do guerreiro Xavante, exige força, paciência e disciplina dos meninos e toda a atenção da aldeia.

Espaço Cultural e Ambiental Érico Veríssimo – (Rod. Amaral Peixoto, nº 500 - Distrito Tamoios)- 6 e 8 de junho – 15h.

06/06 - “Havia Um Tempo” - Curta
“Geribabel” - Curta
“Pequenos Atos” - Curta

08/06 - “A Ponte” - Curta
“Caminho do Mundo” - Curta
“Insuficiência” – Curta


Viviane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário