segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Morte de bebê de três meses vira caso de polícia em Cabo Frio



Micaella Resende tinha três meses e morreu no último sábado (21). (Foto: Marcus de Deus/Arquivo pessoal)



O Natal de uma família de Cabo Frio, será de tristeza. Marcus Vinícius de Deus, de 37 anos, e Patricia Resende Lemos, de 34 anos, perderam a filha de três meses de idade no último sábado (21). Os dois acusam os médicos que atenderam a criança de negligência médica, já que o IML atestou pneumonia como causa da morte e, em nenhum momento, os médicos pediram raio X do pulmão para verificar essa possibilidade. A suspeita da equipe médica foi meningite, por isso, fizeram outros procedimentos.

Segundo os pais, Micaella Resende Lemos de Deus passou mal na última sexta-feira (20). A criança vomitou e Marcus Vinicius resolveu levar a filha imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. No local, a bebê foi medicada com dipirona e liberada. Assim que chegaram em casa, os pais notaram manchas vermelhas no corpo de Micaella. Assustados, voltaram à unidade de saúde, onde foram informados que as manchas poderiam ser reações da medicação. 


''Falaram que precisavam tirar sangue da minha filha. A enfermeira tentou tirar o sangue umas três vezes e não conseguiu. Só na quarta vez conseguiram tirar o sangue. Nos informaram que o resultado ia sair só depois de duas horas e pediram para gente voltar para casa e depois buscar o resultado do exame'', disse o pai da menina. 
Quando chegaram na casa deles, que fica em Tamoios, os pais perceberam que as manchas deixaram de ser vermelhas e começaram a ficar roxas. Os dois resolveram voltar para UPA. Quando chegaram no local, a boca da criança estava começando a ficar roxa. Um outro médico atendeu a família e pediu a coleta de urina para um outro exame ser realizado. 
''Eu não entendi porque minha filha do nada ficou tão ruim. Porque voltamos tantas vezes na UPA  e nada era feito. Cada hora pediram um exame diferente. Meu coração de mãe está destruído'', desabafou emocionada Patricia Resende, mãe de Micaella.
Logo depois do pedido de exame, a bebê foi levada para uma sala onde a entubaram para receber oxigênio e soro. Após 15 minutos, enfermeiras vieram com a notícia que estavam tentando 
Pai de Micaella com a certidão de óbito. Ele quer justiça no caso. (Foto: Heitor Moreira/G1)
A família registrou ocorrência da 126ª DP de Cabo Frio. O delegado responsável, Dr. Luiz Cláudio Cruz, declarou que não poderia falar sobre o assunto na tarde desta segunda-feira (23), porque estava em uma reunião.
A reportagem entrou em contato com o IML de Cabo Frio. A atendente disse que foi feita uma necropsia na bebê que constatou que a causa da morte foi pneumonia. Ela disse que nenhum documento da unidade de saúde chegou com a causa da morte, se chegasse, a necropsia não seria necessária. A doutora que fez a necropsia não estava no local, ainda segundo a atendente, ela só pode ser encontrada no IML nos fins de semana. 
Suspeita de meningite será analisada 
Segundo a superintendente de Saúde de Tamoios, Rosane Tito, a menina deu entrada na UPA no sábado com um pequeno quadro de febre. Os pais informaram que deram bobó de camarão para a bebê. Ela foi medicada com anti-térmico, por ser o primeiro dia de febre, e foi liberada.
Por volta das 16h, a menina voltou à UPA com 38 de febre e moleza no corpo. Ela foi levada para a sala vermelha e veio a óbito muito rápido. Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a vigilância em saúde de Cabo Frio colheu material para analisar a suspeita de meningite. Além disso, confirmou que o laudo do IML apontou como pneumonia a causa da morte da criança, mas a assessoria não esclareceu porque que a possibilidade de pneumonia não foi considerada pela equipe médica durante o tratamento, já que nenhum raio-x foi solicitado, conforme acusam os pais.
''A irmã da minha filha fica o tempo todo perguntando pela irmã. Eu choro o tempo todo. Minha filha era linda. Foi um presente que ganhei nesse ano, que foi arrancado de mim. É muito triste, muito. O nosso Natal vai ser de tristeza dor e muita saudade da nossa menina.'', finalizou a mãe.




Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário