segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Alerta: Aranha de 1 centímetro pode matar na Região dos Lagos


Apesar de muito pequenas elas podem matar um ser humano



A aranha viúva negra, uma aranha venenosa, de apenas 1 cm, vive perto de residências na Região dos Lagos, de acordo com Ademir Santana, um fuzileiro naval que dá aulas de sobrevivência para os militares da Base aérea naval em São Pedro da Aldeia, o perigo é real, essas aranhas  vem da ilha de Curaçao através de correntes marinhas, segundo ele, elas tem causado problemas terríveis, de acordo com Ademir, os hospitais não dispõem de soro para neutralizar o veneno da aranha.

Ilha de Curaçao, de onde vieram as aranhas venenosas, de acordo com Ademir Santana




Acesse o link com a entrevista de Ademir Santana, são pouco mais de 4 minutos, aprenda a se prevenir contra o perigo das aranhas venenosas:            http://www.youtube.com/watch?v=Y6-DUAD1Uhw







Saiba mais :
Viúva-negra é o nome que se dá em geral às aranhas do gênero Latrodectus, de distribuição cosmopolita. Existem atualmente 32 espécies válidas neste gênero.
A viúva-negra-americana (Latrodectus mactans) é uma espécie de aranha da família dos teridiídeos, distribuída por toda a América. A fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície ventral do abdômen, e cerca de 1 centímetro de comprimento. O nome provém do fato de a fêmea geralmente se alimentar do macho após a cópula. Sua picada é muitas vezes fatal. No Brasil, é encontrada atualmente próxima ao mar, sobretudo em praias pouco frequentadas. É amplamente encontrada em torno da Baía da Guanabara.
Por ser uma aranha muito conhecida no Brasil e por saber-se que sua peçonha é muito forte, há a alusão de que esta é a aranha mais venenosa que existe. Porém, mesmo no Brasil, existem dois gêneros considerados de maior perigo: a aranha-marrom (Loxosceles sp.), e a armadeira (Phoneutria sp.), sendo esta última considerada por muitos a aranha mais peçonhenta do mundo, ambas encontradas em praticamente todo o país.
Durante a cópula (ato sexual), o macho introduz sua genitália (palpos modificados em bulbo espermático) conhecida como êmbolo na vagina da fêmea. Logo após a introdução dos espermatozoides, com um movimento brusco o macho quebra sua genitália dentro da espermateca para garantir sua perpetuação, impedindo que outro macho copule novamente com a mesma fêmea. E como os aracnídeos são providos de sistema circulatório aberto, o macho após a cópula morre por hemorragia perdendo seu fluxo sanguíneo.
A viúva-negra-americana também é conhecida pelo nome de aranha-do-linho. Os sintomas da picada costumam aparecer entre 40 e 60 minutos após o ataque e se caracterizam por sudorese (eliminação excessiva de suor nas glândulas e perda de calor), dor local intensa, dor no abdômen e em casos graves, choques. As viúvas-negras podem tecer teias. Costumam ficar em ambientes escuros e frescos.
A viúva-negra-mediterrânica (Latrodectus tredecimguttatus) é uma espécie cuja distribuição engloba a área mediterrânica e parte da Ásia. Apresenta normalmente uma coloração mais viva que a viúva-negra-americana (o nome tredecimguttatus significa treze gotas) e o seu veneno não está tão bem estudado, no entanto, tudo aponta para que seja igualmente venenosa. Os casos de picada desta aranha em pessoas não são frequentes, já o mesmo não se pode dizer do gado pois são conhecidas inúmeras mortes de gado bovino e cavalos devido à picada desta aranha que se instala em arbustos por onde o gado se desloca e se alimenta. As fêmeas adultas encontram-se durante todo o ano, os machos normalmente apenas no Verão. É uma espécie muito popular entre os aracnófilos e cada vez mais vendida como animal de estimação.



Fonte: Mário Tiengo e Wikipédia




Um comentário: