terça-feira, 22 de maio de 2012

Saúde de Cabo Frio promove ação de conscientização para prevenção à dengue em Tamoios


  
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Saúde Coletiva e equipe de funcionários da Vigilância Sanitária/Educação em Saúde, realiza amanhã, dia 23, apresentação com teatro de fantoches na escola Jardim de Infância, em Aquárius, no Segundo Distrito, sobre prevenção e combate à dengue. A ação acontece a partir das 14h para crianças de 2 a 6 anos de idade.
Segundo a Superintendência de Saúde Coletiva, o objetivo é alertar pais e crianças - de maneira lúdica através de bonecos de fantoche - sobre os perigos e formas de se proteger contra a dengue.

Sobre a doença
Sintomas: Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Dengue Clássica: Febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica: Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.


Nicia Carvalho 
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário