quarta-feira, 16 de maio de 2012

Araruama: Mobilização pelo Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual contra a Criança e o Adolescente



             Na próxima sexta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso contra a Criança e o Adolescente. Em Araruama será realizada mobilização durante todo o dia na Praça da Bíblia, no Centro, com distribuição de material de conscientização. Como parte da programação será realizada passeata às 16h, saindo da Praça da Bíblia em direção a Prefeitura.
O evento está sendo organizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Habitação, através do CREAS, o Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (NACA), a Fundação para Infância e Adolescência (FIA)  e a Secretaria Municipal de Educação.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e é considerado uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Apesar de sua natureza hedionda, até hoje é um crime impune.
Para facilitar o trabalho de denúncia o Governo Federal criou o “Disque 100” que possibilita que o cidadão denuncie os casos de violação dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário