sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Jogos Paralímpicos: Cabo Frio é a única cidade do Brasil a se apresentar em Londres



Em função das ações do Comitê Gestor do Programa Cabo Frio na Rota Olímpica, a cidade, uma das 11 no Estado do Rio de Janeiro aptas a receberem delegações para o período pré-Jogos Rio 2016, foi a única do Brasil a se apresentar em evento organizado pela Embratur e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro durante a abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres, na última semana.
Cabo Frio foi representado pelo Superintendente da Coordenadoria de Planejamento e membro do Comitê Gestor, o arquiteto Felipe Araújo, em apresentação na Casa Brasil - Somerset House, no dia 30 de agosto, para um público de cem pessoas formado por autoridades dos países participantes dos Jogos, agentes de turismo e imprensa especializada. A apresentação foi baseada nas belezas naturais, clima, acesso à cidade e nos equipamentos esportivos - ginásios - e condições naturais – lagoas e praias – destinados à prática esportiva e aptos a receberem delegações em adaptação para a Olimpíada e Paralimpíada do Rio.
Além do palestrante cabofriense, participaram do evento o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Luiz Cláudio Pereira, o representante da ONG Aventura Especial, Dadá Moreira, que falou sobre turismo e esportes radicais voltados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e representantes da própria Embratur. A cidade de Socorro (SP), também convidada para o evento, não enviou representantes.
Após as palestras, Felipe Araújo fez contato com importantes agentes de turismo de países como Inglaterra, China, Moçambique, entre outros, que demonstraram interesse em trabalhar com turismo no Brasil e ficaram encantados com Cabo Frio:
- Acredito que por esse motivo o evento tenha sido tão importante, já que se falou do Brasil e, mais particularmente, de Cabo Frio. Marcamos presença em território internacional e apresentamos a cidade a pessoas que não a conheciam – explicou Felipe Araújo.
         De acordo com o professor Kleber Veríssimo, Diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e autor do Programa Cabo Frio na Rota Olímpica, o convite para o evento mostra a força que o programa vem ganhando:
         - O nosso projeto foi escolhido em meio a outros pelo Brasil. Também devemos creditar essa conquista ao contato feito com o Comitê Olímpico e com o Comitê Paralímpico Brasileiro e a proximidade adquirida com a Embratur – lembrou, destacando que a viagem foi toda custeada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), sem nenhum gasto para a Prefeitura de Cabo Frio.
Sobre a escolha da cidade como destaque para o esporte paralímpico, Felipe Araújo destacou o trabalho que vem sendo feito pelo governo municipal, e também pela iniciativa privada, visando a acessibilidade local:
- Desde 2005 trabalhamos em projetos urbanísticos que buscam a acessibilidade. Estamos passando por um período de adaptação de todo o município. – informou ele, que distribuiu cerca de 200 kits com informações sobre Cabo Frio em Londres.

Viviane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário