domingo, 2 de setembro de 2012

Meio Ambiente: seis bosques urbanos já foram implantados em Cabo Frio



Dando continuidade ao programa de replantio de espécies nativas em Cabo Frio, já foram implantados, no município, seis bosques urbanos, desde setembro de 2011. Nos bosques, localizados no Distrito de Tamoios (Unamar) e nos bairros Dunas e Foguete, foram plantadas 700 mudas, todas produzidas no Horto Municipal.
Os bosques urbanos, de acordo com o Coordenador Geral de Meio Ambiente (Cogema), Julio Cesar Calvo, têm como objetivo efetuar a neutralização de gases efeito estufa, manter a temperatura e a ventilação dos bairros em parâmetros adequados, produzir frutos para avifauna e proporcionar áreas de lazer e contemplação para a população.
Nos bosques foram utilizadas mudas de pequeno, médio e grande porte de Abricó, Araçá, Amoreira, Aroeira, Algodão-da-Praia, Boleira, Flamboyant mirim, Flor de Maio, Ingá, Ipê, Jamelão, Mulungu, Munguba, Mangueira, Oiti, Paineira, Pau-ferro, Resedá, Pata-de-Vaca, Pitangueira, Saboneteira , Sibipiruna, Siriguela, entre outras.
Quatro dos bosques estão instalados em loteamentos urbanos: Verão Vermelho e Long Beach, ambos na Rodovia Amaral Peixoto - Unamar. Os outros dois, abertos, foram instalados na Avenida General Alfredo Bruno Gomes Martins, nos bairros Dunas e Foguete. Todos os bosques contaram com a mobilização da população para o plantio e a manutenção das espécies.
De acordo com a Cogema, a expectativa é que de quatro a cinco anos a biodiversidade local seja recuperada. Ainda de acordo com a Coordenadoria, três avaliações já foram feitas nos bosques urbanos e, das 700 mudas plantadas, apenas 5% foram perdidas.
O projeto Bosques Urbanos, além da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente e da Coordenadoria de Planejamento, ambas pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, conta também com a colaboração do Serviço de Desenvolvimento da Cidade – SECAF.  


Viviane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário