segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Em Campos, número de bebês com HIV é maior que média nacional


Um terço das grávidas com Aids em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, ganham os bebês sem saber que têm a doença e acabam contaminando os pequenos, o que poderia ser evitado se o pré-natal estivesse em dia. No Brasil, a média de contaminação de mãe pra filho é de 5%, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Campos, o índice é três vezes maior. A cada grupo de 100 mulheres, 10 têm HIV e menos da metade fazem o pré-natal.
Um novo Centro de Testagem e Aconselhamento, onde se faz o exame de AIDS, foi inaugurado em Campos. O foco é impedir o aumento de casos entre bebês. Segundo especialistas, mesmo que a mãe seja portadora do vírus da Aids, a chance da criança nascer com a doença é de, no máximo, 2%. Mas isso apenas se houver acompanhamento médico adequado antes, durante e depois do parto.
Em Campos, 70 bebês com suspeita de HIV estão sendo acompanhados, segundo a prefeitura. O número é o dobro em comparação ao ano passado. Segundo o coordenador do programa DST/Aids em Campos, as pacientes são atendidas no prédio onde funciona o Centro de Doenças Infecciosas, que fica na Rua 1º de Maio, número 43.



Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário