quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Em Cabo Frio fisioterapia para gestantes



Exercícios melhoram a postura, aliviam dores e sensação de cansaço



A gravidez é um período da vida da mulher em que o corpo feminino sofre diversas transformações. Durante nove meses, todos os órgãos, sistemas e estruturas se adaptam para conviver com uma novidade: gerar uma nova vida. Porém, junto com a dádiva de ser mãe, aparecem também alguns fatores desagradáveis devido ao peso da barriga. As dores nas costas, a falta de ar e o cansaço costumam acompanhar as grávidas, principalmente da metade até o final da gestação. É na amenização desses incômodos que a Fisioterapia vem sendo uma grande aliada das futuras mamães.

O Centro de Saúde Oswaldo Cruz, localizado no Braga, em Cabo Frio, vem realizando um importante trabalho de fisioterapia com as gestantes. Na primeira consulta, a fisioterapeuta Dra Maria Cecília Morais faz uma avaliação da paciente e traça um plano de tratamento de acordo com o perfil e com as queixas de cada grávida. A partir daí, começam as sessões que são realizadas duas vezes por semana.



A futura mamãe Tatiane Alves está com sete meses de gestação e é uma das pacientes da Dra Maria Cecília. Encaminhada pela obstetra, ela chegou ao consultório do posto  com muitas dores na coluna lombar. Segundo ela, após três consultas, já é possível sentir alguma melhora.

- Eu sentia muitas dores nas costas, já devido ao peso da barriga. Além disso também tinha falta de ar constante e muito cansaço. Depois que eu comecei o tratamento, já consigo andar melhor, respirar melhor e até dormir melhor.

A Dra Maria Cecília Morais explica que os exercícios de alongamento e as massagens nos músculos paravertebrais ajudam a aliviar a tensão provocada pelas transformações do corpo da mulher quando está grávida.

- A fisioterapia é indicada para qualquer gestante, mesmo que ela não esteja sentindo dores. O trabalho pode começar desde o início da gravidez como forma de prevenção. Se a mamãe passar toda a gravidez cuidando da postura e fazendo alguns simples exercícios de alongamento, dificilmente ela terá tanto desconforto durante a gestação, explica a fisioterapia.

A direção do posto de saúde informa que ainda há vagas para fisioterapia para gestantes. Qualquer mulher grávida pode participar, independente do período gestacional em que se encontra. O Centro de saúde Oswaldo Cruz fica localizado à Rua Florisbela Roza da Penha, ao lado do Hospital da Mulher, no Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário