sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Quem São os Culpados por mais uma Tragédia ?

Mais uma vez chuvas de verão causam mortes e desta vez qualquer previsão pessimista foi destruída pela realidade terrível de mais de 500 mortos até agora.
Quem são os culpados ?
Quando teremos um janeiro sem catástrofes ?
Participe de nossa enquete e responda.

Um comentário:

  1. Amigos e amigas. Responsabilidade é uma coisa que precisa ser assumida e dividida se for o caso. No nosso caso, é de costume que, repassemos a nossa parcela de responsabilidade para outros, ou para instituições.

    Sou totalmente contra esse mania de acharem que o poder público tem que pegar o cidadão pelo braço, e, dizer: aqui você pode construir sua casa, aqui você não pode! O cidadão sabe muito bem aonde ele constrói sua casa. Aí, me vem um leitor e questiona: poxa Caolho, que desgraçado você hein? As vezes, é o único lugar que o cara tem pra construir a casinha dele, ou pagar um aluguel, deixe der idiota!

    Mas, questiono: Tudo bem, e se o poder público fiscalizasse de tal forma que, nunca fosse construído nesses locais? Essas pessoas iriam morar aonde?

    Por isso, culpo as autoridades, pois, se existem órgãos de fiscalização, eles devem agir, e com rigor! Se deixam a coisa correr solta, como quase sempre corre no Brasil inteiro, possuem culpa sim.

    Culpo também as pessoas que, constroem em lugares indevidos, que jogam lixos nos bueiros, nos terrenos baldios e nas encostas. A falta de educação é grande nesse ponto. As pessoas, hoje em dia, visualizam tantas desgraças acontecidas ao longo dos anos, a imprensa alertando sempre, programas sensacionalistas dando um ar de desgraça maior a situação, e, adianta? Tanto para o poder público quanto para a população? E se o poder público, começar a construir casas, em bairros projetados mas, longe de onde aquele morador já está acostumado, ele simplesmente prefere correr o risco e ficar por lá.

    Agora, temos que ser sensatos também ao analisarmos as coisas! Na tragédia no Morro do Bumba em Niterói, foram 95 milímetros de água; em Angra, no começo do ano passado, 120 milímetros. Na Região Serrana do Rio, foram 280 milímetros de água! As cenas que vimos e que vemos daquela região, os resgates emocionantes e toda aquela devastação, principalmente a força do rio em São José do Rio Preto, nos mostra que, a culpa nesse caso não é da sociedade nem do poder público, foi a força da natureza realmente que causou todo aquele volume de destruição. Aconteceria em qualquer lugar do mundo, em qualquer cidade!

    Willy Caolho

    ResponderExcluir