sábado, 10 de maio de 2014

Cortes de horas extras em Cabo Frio prejudicam Hemolagos


O Hemolagos de Cabo Frio, reduziu pela metade a coleta de sangue. O motivo foi o corte de horas extras de funcionários cedidos pela prefeitura da cidade.
É o único hemocentro da região responsável pelo fornecimento de sangue para nove municípios. Mas, ultimamente, os estoques de emergência estão com menos sangue do que o necessário. O motivo da crise, desta vez, não é a falta de doadores, mas profissionais para fazer a coleta. O corte de horas extras dos funcionários da saúde pela Prefeitura de Cabo Frio teve impacto direto no Hemolagos.
Dos nove funcionários cedidos pela prefeitura ao Hemolagos, oito trabalham na área da coleta. Cada um deles chegava a fazer até 10 horas extras por semana, que agora não são mais feitas.
O diretor do Hemolagos, Marcelo Paiva, disse que chegou a justificar oficialmente a necessidade das horas extras mas, mesmo assim, a prefeitura não fez o pagamento. Os funcionários não estão trabalhando além do turno. Segundo o diretor, o trabalho extra é necessário para manter o bom funcionamento do banco de sangue, que hoje está coletando apenas a metade do ideal. Com a coleta abaixo do necessário, o atendimento a pacientes em hospitais está sendo prejudicado.
A prefeitura informou que fez os cortes das horas extras para equilibrar o orçamento municipal e que, neste caso, o Hemolagos deveria contratar mais funcionários.



Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário