quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Saúde de Cabo Frio realiza teste de HIV no “Outubro Rosa”




A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio do Programa de DST/AIDS/ Hepatites Virais, vai realizar o teste do “Fique Sabendo” Testagem Rápida para Diagnóstico do HIV (TRD), na quarta-feira, dia 17, de 9h as 14h, no PSF Caminho de Búzios, junto com a campanha “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama.
A parceria com o PSF é importante, segundo a Superintendência de Saúde Coletiva de Cabo Frio, Lucy Pires, por unir duas ações de prevenção à saúde da mulher: tanto para o câncer de mama quanto para o incentivo ao diagnóstico precoce do HIV.
- A mulher, caso tenha um diagnóstico positivo, já sairá do local com toda orientação para seu acompanhamento e tratamento, aumentando as suas chances de não desenvolver as doenças oportunistas e ter assim uma melhor qualidade de vida – disse ela.
De acordo com dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), 50% das pessoas infectadas no mundo são mulheres. Somente na América Latina, da qual o Brasil faz parte, são cerca de 550 mil mulheres vivendo com o vírus HIV. Ainda segundo o órgão, 54% do total de casos identificados até junho de 2009 foram de mulheres com baixa escolaridade (de nenhum até sete anos) e 22% com oito anos ou mais de escolaridade.
- A proposta de unir ações de prevenção faz parte de um conjunto de Políticas Públicas de Saúde para as Mulheres-Ministério da Saude, visando alertar, prevenir e combater as variáveis que favorecem o crescente número de doenças do gênero feminino – finalizou Dra. Lucy.

Nicia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário