sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Passagem Viva recebe Victor Biglione, um dos maiores guitarristas da atualidade

 
O Passagem Viva de outubro, realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, acontecerá no próximo sábado, dia 27, com shows instrumentais de violão e guitarra, comandados por Alberto TC e Victor Biglione, a partir das 20h.
O guitarrista TC é considerado um mestre da música instrumental pelos músicos da região, tendo iniciado seus estudos musicais aos 13 anos como autodidata,  quando morava em Copacabana, no Rio de Janeiro. Aos 17 anos já tocava com artistas conhecidos nacionalmente, como Wanderléia, Tony Tornado e outros destaques da Jovem Guarda.
Dos 25 aos 35 anos, TC tocou com Léo Jaime, Peninha, João Bosco, Milton Nascimento, Leila Pinheiro e Robertinho Silva, dentre muitos outros. Sempre gostou de música instrumental (Jazz, Bossa, Fusion). Foi professor do curso superior de Música da UNICAMP, de 1980 a 2000, quando veio para Cabo Frio lecionar guitarra, violão e baixo.
Por volta das 22h quem subirá ao palco será Victor Biglione, um argentino de Buenos Aires que veio para o Brasil aos seis anos de idade. Biglione tornou-se cidadão brasileiro e apaixonou-se pela nossa música, conquistando o reconhecimento do público e dos críticos. O músico foi o único brasileiro a participar no New York Guitar Festival, realizado no segundo semestre de 2002, nos Estados Unidos, onde consolidou sua prestigiosa parceria com o ex-Police Andy Summers, gravando o segundo CD do duo, "Brazil Splendid", em Los Angeles. O trabalho reúne apenas clássicos da MPB, com músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Cartola, entre outros.
Com um estilo musicalmente eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues, Biglione já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional. Lançou 16 CDs solos ou duos em diversos países e outros dois pela "Cor do Som", banda que integrou de 1982 a 1984, contribuindo para a consagração do pop-rock nacional.
A programação do Passagem Viva terá início às 14h, com exposição de artes, artesanato e carros antigos e nesta edição o evento também contará com a presença do SEBRAE RJ, através do escritório regional, sediado em Cabo Frio, que agregará valor ao projeto com a contratação do chef de cozinha Frédéric Monnier, que dará uma aula-show, tendo como tema a gastronomia francesa.
A aula-show acontecerá às 17h em uma tenda especialmente montada no Largo de São Benedito com cozinha elaborada por outro parceiro do evento, a empresa D&C, sediada em Cabo Frio e que já está no mercado desde 2000, com fábrica própria. A aula-show será destinada a donos e chefs de restaurantes da cidade, mas também será aberta ao público interessado em gastronomia.
- O SEBRAE/RJ, através do Projeto de Fortalecimento do Turismo, apoia o Passagem Viva devido à qualidade e relevância do evento. O bairro Passagem é bastante charmoso e apropriado, as atrações são de alto nível e o destino turístico de Cabo Frio merece um evento de qualidade para atração dos moradores, visitantes e turistas. Acreditamos que a aula-show, com um chef renomado, será uma atração complementar. Os proprietários e os chef’s dos restaurantes, os interessados em gastronomia e o público em geral poderão interagir com o Chef convidado e assim acreditamos numa boa sensibilização para, quem sabe, no próximo ano podermos realizar, junto com a Prefeitura, um Festival Gastronômico de Cabo Frio – ressaltou Ana Cláudia Melo Vieira, Gerente Regional de Articulação Institucional Regional do SEBRAE na Baixada Litorânea.
Para ministrar a aula-show foi selecionado um docente francês, nascido em Anjou, no oeste da França, região rica em frutas e embutidos. Formado na França, onde trabalhou com chefs renomados, Frédéric chegou ao Brasil em 2001 para ser souschef do Garcia e Rodrigues e desde 2004 tem seu próprio restaurante, o Brasserie Rosário, no centro do Rio de Janeiro.
Os interessados em participar da aula do chef Frédéric Monnier não precisarão fazer inscrição prévia. Basta chegar ao Largo de São Benedito, local de realização do Passagem Viva, , com 30 minutos de antecedência, e apresentar-se à equipe da empresa Infinity Eventos, responsável pela produção do projeto. A aula-show será gratuita.
Nesta edição, o Passagem Viva também ganhará mais charme colorindo-se de rosa e aderindo ao Projeto “Se Toca Cabo Frio”, numa ação solidária que contribuirá para a divulgação da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama, que é o mais temido pelas mulheres devido à sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos que afetam a sexualidade e a própria imagem pessoal.


Eliane Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário