quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Inscrições abertas para o Simpósio de Meio Ambiente



 Já estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Meio Ambiente e IX Encontro de Biologia da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro com o tema “O Ano da Energia Sustentável”. O evento é voltado para alunos de graduação e pós graduação na área Ambiental (Biologia, Engenharia Ambiental, Oceanografia, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Química Ambiental) de qualquer instituição, e estudantes do ensino técnico em Meio Ambiente (IFF, Ferlagos e outros).
Os interessados devem procurar a secretaria da Faculdade da Região dos Lagos ou do Colégio de Aplicação Professor Renato Azevedo (ambos localizados na Avenida Júlia Kubitscheck, 80, próximo à rodoviária de Cabo Frio), de segunda à sexta, das 8 às 22 horas, para oficializar a inscrição, cujo investimento é R$ 30 para as palestras (com direito a participar do concurso de fotografia e banner) e R$ 15 para minicursos. No ato da inscrição, os candidatos também pegar o regulamento que define as normas de participação nos trabalhos e nos concursos.
- Este simpósio já faz parte do calendário de eventos da Ferlagos, e é uma atividade muito interessante porque todas as questões abordadas durante o evento serão utilizadas pelos alunos, principalmente no que diz respeito ao projeto de monografia e à linha de pesquisa que recorrerão após a conclusão da faculdade – explicou o professor Luciano Rapagnã, que coordena o evento junto com os professores Maria Auxiliadora Corrêa Florentino, Mariana Marroig e Neusa Fernandes dos Santos.
Todos os participantes receberão certificado, que contará como hora estágio: 50 horas para alunos que entregarem relatório, e 30 para quem não entregar. Mas o professor alerta: a data limite para envio de resumos dos trabalhos é 05 de novembro.
- O resumo deverá ser enviado para o e-mail simabferlagos@hotmail.com. Cada inscrito poderá submeter apenas um resumo com no máximo seis autores por trabalho, podendo, entretanto, participar como co-autor de resumos submetidos por até outros três participantes inscritos – informou, lembrando que o resumo deverá representar uma contribuição científica original ou levantamento bibliográfico, redigido em português, com no máximo 500 palavras.
Oficialmente o evento será aberto às 18h20 do dia 7 de novembro (quarta-feira), com entrega do material aos participantes. No mesmo dia haverá palestras com o dr. Luiz Ricardo Gaelzer (IEAPM - Ferlagos) e dr. Wanderson de Carvalho (IEAPM -Ferlagos), com os temas “Monitoramento Ambiental” e “Origem dos Autotróficos”. Na quinta-feira (dia 8) está programada uma mesa redonda sobre “Fontes de Energia” com os professores da UFRJ: Diogo Simas (químico - doutorando), Lindomar Araújo (químico - doutorando) e Viviane Nascimento (bióloga - mestranda). No último dia os palestrantes serão o dr. André Belém (UFF - Projeto Ressurgência) e o físico professor Marco Vinícios Machado (Colégio Castelo), cujos temas serão “O Continente Antártico” e “O possível fim do mundo em 2012".
Na lista de minicursos oferecidos (às quintas e sextas, das 18h20 às 19h20)  durante o Simpósio estão “Introdução ao Mergulho Científico”, com Luciano Rapagnã e Rafael Bonante, “Introdução ao Estudo da Evolução”, com Uane Bílio e “Introdução à Microbiologia” com Mariana Marroig. Haverá, ainda, o minicurso de “Introdução ao Estudo da Palinologia”, com Bernado Dunley, apenas na quinta-feira, das 17h20 às 19h20 (com limite de 20 alunos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário